Na madrugada da última sexta-feira (22), um tamanduá-bandeira de grandes proporções foi flagrado em áreas tanto ao sul quanto ao norte de Ilha Solteira, emocionando a comunidade e chamando atenção para a necessidade de proteger essa espécie ameaçada de extinção.
Conforme o site Ilha de Notícias, dois vídeos que registraram o animal circulando pelas ruas da cidade se tornaram virais nas redes sociais. Um deles mostra o tamanduá-bandeira caminhando entre os bairros Passeio Monção e Colinas, na zona norte, enquanto outro captura sua passagem pelo centro comercial do Passeio Belo Horizonte, na zona sul.
O tamanduá-bandeira é um mamífero imponente, podendo alcançar até 2,20 metros de comprimento e pesar até 45 kg. Sua cauda longa e densa, assim como seu focinho alongado, são características marcantes da espécie. Utilizando suas poderosas garras dianteiras, ele escava diversos formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia, capturando com sua língua extensível até 30 mil insetos.
Infelizmente, o tamanduá-bandeira está na lista de animais ameaçados de extinção. As principais causas para essa triste realidade são a degradação e a diminuição dos habitats naturais, o que limita o acesso a alimento e abrigo. A caça, os atropelamentos em rodovias e os incêndios florestais também contribuem para a redução populacional da espécie.