23.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

IFMS leva tecnologia para evento voltado à agricultura familiar

Instituto é um dos parceiros na realização da Tecnofam, promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma das instituições parceiras na realização da edição 2024 da Tecnofam, Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, evento organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agropecuária Oeste), em Dourados. 

As atividades são realizadas no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho até esta quinta-feira, 18.

O evento visa oportunizar aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária, apresentando alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, bem como maquinários, implementos e equipamentos voltados para a agricultura familiar. 

Também é objetivo da Tecnofam fomentar a troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias (estações a campo, exposição de máquinas e equipamentos, oficinas e feira de produtos). 

Viabilizada por meio de parcerias, a Tecnofam busca fomentar o acesso a tecnologias, produtos e serviços que favoreçam os produtores e envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar. 

“Trata-se de uma vitrine para demonstrarmos como o conhecimento desenvolvido no IFMS pode ser aplicado no campo, beneficiando diretamente os agricultores familiares. O evento se alinha ao nosso objetivo de levar a educação para além dos limites físicos dos campi, contribuindo na prática para o desenvolvimento sustentável de nossa região”, explica a reitora da instituição, Elaine Cassiano, que esteve presente na abertura das atividades.

Projetos

O IFMS está presente na Tecnofam 2024 em dois espaços, sendo que em um deles são apresentados projetos desenvolvidos nos campi Nova Andradina e Ponta Porã. As unidades possuem cursos técnicos e de graduação no eixo tecnológico de Recursos Naturais, além de cursos superiores voltados às Ciências Agrárias. 

No evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os projetos com foco na agricultura familiar. Está prevista ainda a distribuição de mudas de plantas nativas regionais.

Para o Campus Dourados trata-se da oportunidade de estreitar a relação com a comunidade, visando a divulgação de um novo curso na área que será ofertado em breve. 

“Ano que vem abriremos a primeira turma do curso técnico integrado em Agropecuária. Aproveitaremos a Tecnofam para divulgá-lo, observando a contribuição que a agricultura familiar pode nos dar, já que nossa intenção é trabalhar fortemente o tema dentro do projeto do curso”, destaca o diretor-geral do Campus Dourados, Ricardo Augusto do Nascimento. 

Para o gestor do IFMS, estar na Tecnofam só traz benefícios. “É uma oportunidade para conhecermos os produtores rurais e demais profissionais do meio, em um evento importante não apenas para a região, como para o Estado como um todo”.

Parceria

A reitora Elaine Cassiano também participou de um ato simbólico voltado à cooperação técnica entre IFMS, Embrapa, Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais  (Semadesc) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), destinado à difusão de tecnologias entre produtores familiares por meio do aplicativo ‘Tecnologias para a Agricultura Familiar (Tecnofam App)’.

A iniciativa, desenvolvida no Campus Dourados, possui foco na extensão rural e assistência técnica pública, promovendo o acesso a soluções tecnológicas para agricultura familiar do Estado.

O aplicativo é dividido em capítulos, com base nas tecnologias apresentadas nas edições anteriores da Tecnofam e em consultas junto a pesquisadores, agentes de extensão rural, representantes e lideranças da agricultura familiar em MS.

Sob a coordenação do professor de Informática/Desenvolvimento Web do campus, Evandro Luís Falleiros, e a participação dos egressos do curso técnico integrado em Informática para Internet, Guilherme Sampaio, Pedro Henrique Mota e Vinicius Balbino, o projeto foi desenvolvido por meio de uma cooperação técnica celebrada enttre o IFMS e a Embrapa.

O Tecnofam App é gratuito e compatível com dispositivos como tablets, computadores e smart tvs, e funciona off-line, sem necessidade de internet.

Projetos do IFMS apresentados na Tecnofam 2024

CampusTítulo do projeto
Nova AndradinaPosicionamento fitotécnico de cultivares de girassol cultivados no município de Nova Andradina-MS
Avaliação de cultuvares de cártamo no município de Nova Andradina-MS
Densidade de semeadura na produção de microverdes de plantas alimentícias não convencionais
Estoque e valoração econômica de carbono em sistema agroflorestal biodiverso e diferentes sistemas de uso da terra
Ponta PorãDesenvolvimento de um sistema de automação e monitoramento de baixo custo para a criação de peixes em tanques elevados na agricultura familiar utilizando tecnologias IoT
Maker aplicado a educação e piscicultura
Simulação de curva de nível interativa 

Vinícius Villas Boas, Assessoria de Comunicação Social do IFMS 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.