36.8 C
Três Lagoas
domingo, 12 de janeiro de 2025

Múcio e comandantes das Forças Armadas reivindicam mais recursos na Câmara

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e os comandantes das Forças Armadas brasileiras participaram na última quarta-feira (17) de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Segundo divulgado pelo site MSN, na ocasião, os militares apresentaram um panorama preocupante sobre os impactos dos cortes orçamentários na área da Defesa.

O ministro Múcio destacou a importância do setor de Defesa para a segurança nacional e alertou para a necessidade de atenção e investimentos adequados. Ele ressaltou que os cortes orçamentários dos últimos anos comprometeram a capacidade operacional das Forças Armadas.

O almirante Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil, chamou a atenção para a situação crítica do setor de munição e combustível. Segundo ele, os recursos alocados para esses itens estão abaixo do mínimo aceitável, o que coloca em risco a operacionalidade da Marinha.

Olsen também destacou a redução de 46% na capacidade orçamentária do setor de Defesa nos últimos dez anos. Ele afirmou que a Marinha vem adotando medidas como a redução de efetivo para tornar o orçamento mais eficiente, mas alertou que esses cortes afetam programas que poderiam gerar empregos diretos e indiretos.

O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro, alertou para a obsolescência das unidades de combate do Exército. Segundo ele, os blindados em uso estão com 20 anos de defasagem, o que compromete a capacidade de resposta da força terrestre em caso de conflitos.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, também participou da audiência, mas não teve sua fala divulgada em detalhes pelas fontes oficiais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.