Evento realizado pelo Sebrae/MS e Associação Integra Costa Leste, com apoio do Governo do Estado, possibilitou também troca de boas práticas entre municípios
O Sebrae/MS, junto da Associação Integra Costa Leste, e com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, realizou nessa quinta-feira (18) mais uma edição do evento “MS Empreende Mais”, desta vez, em Três Lagoas. O objetivo foi apresentar as ações de desenvolvimento local e empreendedorismo para o estado, com foco na região Costa Leste. A programação também contou com a divulgação do “Sebrae 360”, estratégia da instituição para apoiar os pequenos negócios em 2024.
Durante a apresentação do plano estratégico do Sebrae para este ano, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou que o “MS Empreende Mais” foi pensado para ser um momento de divulgação das oportunidades para os empreendedores da região, que contabiliza atualmente mais de 36 mil empresas – deste total, os pequenos negócios são 85%, distribuídos em microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
“O ‘MS Empreende Mais’ chegou na região da Costa Leste para atender os onze municípios que compõem este território de grande desenvolvimento para Mato Grosso do Sul. O Sebrae e o Governo do Estado apresentaram os planos que trarão uma nova configuração para este território. Buscamos divulgar isso para que as lideranças da região estejam engajadas neste plano único de desenvolvimento, para que possam aproveitar as oportunidades já existentes”, disse a diretora.
Na ocasião, o presidente da Associação Integra Costa Leste, Joaquim Barbosa, mencionou a importância da integração entre os municípios para alcançarem resultados maiores. “Trabalhamos em prol do desenvolvimento econômico através de quatro eixos prioritários, sendo a educação, saúde, turismo e desenvolvimento econômico e nosso objetivo é, por meio do diálogo, preparar as lideranças para as transformações que acontecem. Esse evento é mais um momento desta integração”, pontuou.
A região Costa Leste é foco de grandes investimentos, sendo Três Lagoas o epicentro, quando, desde 2007, passou a receber empresas de grande porte ligadas à celulose e papel. A partir disso, outros empreendimentos vieram para a cidade. O município é líder de exportação no estado e no primeiro trimestre de 2024, a celulose encabeçou o aumento de 12% nesse quesito, conforme dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Ainda para 2024, Três Lagoas vive a expectativa da retomada da unidade de fertilizantes nitrogenados da Petrobras (UFN 3), que demandará mais de cinco mil trabalhadores.
“Passamos pelo melhor momento econômico do estado com atração de investimento e a Costa Leste está no centro deste cenário, proporcionando que novos negócios sejam firmados. O ‘MS Empreende Mais’ tem uma importância ímpar, reunindo vários atores do desenvolvimento para discutir para onde o estado caminha. Queremos mostrar que Mato Grosso do Sul têm oportunidades e pode gerar muitas outras”, avalia o secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Gouvêa Bastos.
Municípios compartilham boas práticas
Durante o evento, que também reuniu gestores e lideranças de nove do total de 11 municípios que integram a Associação Integra Costa Leste – Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria –, representantes das cidades compartilharam estratégias de sucesso aplicadas em âmbito municipal. A intenção é que essas boas práticas possam servir de inspiração para outros locais.
Uma das iniciativas apresentadas foi o procedimento adotado pelo município de Inocência para receber um grande empreendimento: a Arauco, fábrica de celulose do Chile, que anunciou a construção de uma planta industrial, a ser instalada a 50 quilômetros da cidade, na margem esquerda do Rio Sucuriú. “Estamos na fase de preparação do município para receber esta grande obra. Queremos progredir, solucionar os problemas. Já sentimos os impactos e buscamos condições para reduzi-los e ajustar o necessário para unir, renda e desenvolvimento social”, finaliza o prefeito de Inocência, Antônio Angelo Garcia.
Outras iniciativas apresentadas foram: projeto “Do Marco Zero ao Turismo” (Aparecida do Taboado), Projeto de Desenvolvimento de Artesanato Nova Porto XV (Bataguassu), potencial empreendedor do grupo Ofaié (Brasilândia), Nova Casa do Trabalhador e Empreendedor (Ribas do Rio Pardo), Programa Gestão e Sabor (Santa Rita do Pardo), Ecossistema de Inovação (Três Lagoas).
Desses municípios, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e também Inocência integram o programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS e das Prefeituras Municipais. A iniciativa contribuiu no desenvolvimento de cada projeto de sucesso apresentado ao público no MS Empreende Mais.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS para os empreendedores, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS