O gestor público pode atuar não somente em órgãos públicos, mas também em empresas privadas
Com uma área de atuação extremamente vasta e ampla no mercado, a gestão pública consegue englobar diversas profissões. Como o nome já deixa subentendido, um gestor público é responsável por profissionalizar e administrar órgãos públicos, organizações não-governamentais e até mesmo atuar em empresas privadas.
Os profissionais que escolhem seguir os caminhos da gestão pública compartilham muitas características com profissionais que lidam com administração. Entre algumas competências, estão as de planejamento, estratégia, gestão de projetos, liderança e comunicação.
Uma pessoa especializada em gestão pública tem como principal intuito pegar conceitos da administração e garantir o funcionamento de setores públicos. Entretanto, como dito anteriormente, isso se espalha para as mais variadas áreas e seções.
Trabalhos em organizações sem fins lucrativos
Muitos profissionais em gestão pública trabalham no terceiro setor. Ligados ao governo, esses profissionais costumam analisar projetos e trabalhar com a captação de recursos, além de atuar e lidar com projetos que envolvam algum tipo de investimento. Um gestor público que atue neste mercado precisa garantir que os projetos e programas estejam alinhados ao espaço no qual esta organização atua. Além disso, combina habilidades como liderança e gestão de recursos.
Carreira na política
Para quem tem como sonho ou foco de carreira integrar na carreira política, especializar-se em um tecnólogo em gestão pública e estudar para ingressar nesta área é chave. Entendendo as administrações públicas e a forma na qual esta engrenagem funciona, é possível se candidatar a cargos políticos e públicos, como tornar-se deputado ou vereador.
Na política, um gestor público é o responsável por implementar e executar as políticas públicas governamentais, que garantem uma administração eficiente desses aspectos.
Consultor em empresas privadas
Em empresas privadas, um profissional capacitado em gestão pública costuma trabalhar prestando consultorias. Isto é, nas companhias privadas, a atividade primordial do administrador é oferecer assessoramento. Tal profissional é especialmente crucial para organizações que detêm licitações ou acordos de terceirização negociados com o governo.
Nestes casos, ele pode ser responsável por facilitar a conformidade com regulamentações governamentais, ajudar na elaboração de políticas internas alinhadas com as práticas governamentais e contribuir para a implementação de estratégias que levem em consideração os aspectos específicos da interação entre o setor privado e o público.
Administração pública
Esta é uma das escolhas mais comuns de profissionais que querem trabalhar e atuar no ramo de gestão pública. Isso engloba todas as esferas do poder público (federal, municipal e estadual). Essa área abrange uma variedade de entidades, como autarquias, ministérios, centros de pesquisa e departamentos, tais como saúde, educação, cultura, entre outros.
Inclusive, é um dos mercados mais crescentes para quem quer ingressar e seguir carreira na gestão pública. Entretanto, é uma área que basicamente só funciona na base de concursos públicos — o que demanda mais esforço, mas, ao mesmo tempo, causa uma estabilidade muito maior no cargo, além de um bom salário e diversos benefícios. Dentro da gestão pública, é vista como uma área bastante estável.