Com apoio do Governo do Estado, o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol terminou neste domingo (21) com o título do Operário. O vice-campeonato ficou com a equipe do Dourados Atlético Clube (DAC). A partida final ocorreu em Campo Grande, no estádio das Moreninhas.
Organizado pela FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul), o Estadual 2024 teve a participação de 10 equipes, que foram divididas em dois grupos de cinco times. Os dois piores foram rebaixados (Náutico e Novo). Após a fase inicial, houve as quartas e semifinal, até chegar no confronto final entre as equipes da Capital e Dourados.
No primeiro confronto o time do DAC venceu o Operário por 1 a 0. Já no segundo e decisivo jogo o Galo conseguiu a virada, ao vencer por 3 a 1 a equipe de Dourados. A torcida comemorou o 13° título da história do clube, com muita festa e comemoração.
Realizado desde 1979, o Campeonato Sul-mato-grossense promoveu a 46ª edição neste ano. O maior campeão é o Operário, agora com 13 títulos, seguido pelo Comercial, que tem nove canecos. O inativo Cene é o terceiro maior vencedor, com seis títulos, seguido por Águia Negra com quatro e Ubiratan com três.
O governador Eduardo Riedel compareceu ao jogo final e parabenizou os dois times pelas ótimas campanhas. Também elogiou o campeonato que é tradicional em Mato Grosso do Sul.
“As duas equipes mereceram chegar até final e independente do resultado estão de parabéns. Minha torcida é pelo futebol sul-mato-grossense. O Governo segue apoiando e fomentando o esporte no Estado. Temos que destacar esta torcida que compareceu e cumpriu seu papel nesta grande final”.
O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou que o campeonato teve bom nível e o jogo final retratou este cenário. “O futebol do Estado deu sua resposta, nível muito bom. Aqui temos o Operário campeão com toda a sua história e o DAC resgatando o futebol de Dourados”.
Miranda ponderou que o apoio do Governo foi fundamental para competição. “Este apoio valeu a pena e o governador tem falado sobre a importância de fomentar o esporte, com geração de empregos, renda e novas oportunidades. Estamos felizes por esta parceria”.
Fomento ao esporte
Para fomentar o esporte e o futebol sul-mato-grossense o Governo do Estado apoiou e contribuiu para realização do Estadual 2024 com a celebração de um convênio financeiro aos clubes que participaram da competição. O repasse foi de R$ 1,2 milhão por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
O valor que é 20% maior do que na edição passada foi utilizado para pagamento de custos de viagem, uniformes, materiais de treino e arbitragem. Não podendo ser utilizado para outras finalidades.
Este apoio financeiro é proveniente do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos), que trata de investimentos do Governo do Estado para o fomento ao esporte local. A ajuda ao campeonato estadual contribuiu para equipes de oito municípios: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Aquidauana, Sidrolândia, Coxim, Ivinhema e Costa Rica.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS