O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas, conduzido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a reunião número 04 deste ano, no dia 25 de abril, na sede do Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM). O encontro foi marcado por discussões e apresentações que visam fortalecer as ações de combate à dengue na região.
Uma das principais apresentações foi conduzida pela Escola Estadual Bom Jesus, representada pela professora de ciências, Fabrícia Roberta Lunas. O destaque foi para um trabalho de desenvolvimento de repelente natural para o mosquito da dengue, realizado pelos alunos. Durante a exposição, foram compartilhados detalhes sobre o processo de fabricação do repelente e sua eficácia na prevenção da proliferação do vetor.
Dentre os temas abordados durante a reunião, também se destacam as notificações de casos de dengue e o resumo identificado no Município.
Houve também apresentação dos dados epidemiológicos e orientações aos pacientes suspeitos e confirmados para arboviroses, incluindo casos internados, mapa de calor e apresentação de gráficos, conduzida pela coordenadora Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Adriana Spazzapan.
A SMS mostrou algumas das estratégias de combate ao mosquito da dengue realizadas pela PMTL, como visitas domiciliares, identificação de pontos estratégicos, bloqueios de casos, bloqueio químico, aplicação de UBV pesada, mutirões de limpeza, recolha de pneus, trabalho em imobiliárias, borrifação em bueiros com termonebulizador e operações da sala de situação, apontadas pelo coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira.
Outro assunto discutido foram os casos de chikungunya e a criação do decreto lei nº 3877 para notificação de casas com focos e criadouros, em fase final, com possibilidade de aplicação de multas.
O setor da SMS da Promoção da Saúde explanou sobre as ações educativas promovidas como palestras, teatros, blitz educativas e parcerias com instituições como NEPS e VIGEP.
A reunião contou com a participação de diversos órgãos e entidades: Núcleo Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (SES), Escola SESI, Hospital Auxiliadora, 2º Batalhão de Policia Militar (2º BPM) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Suzano, Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e Escola Estadual Bom Jesus. E representando a Prefeitura os setores de Entomologia, VIGEP, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Saúde Coletiva, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Saúde (SMS), o Aeroporto Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).