Nesta quinta-feira (9), o bilionário Elon Musk anunciou que irá doar terminais da Starlink, sua empresa de internet via satélite, para operar em áreas do Rio Grande do Sul que enfrentam dificuldades de acesso à internet.
“Devido às terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará mil terminais para equipes de emergência e oferecerá gratuitamente o uso de todos os terminais na região até que a situação se normalize”, afirmou o empresário em seu perfil no X, antigo Twitter.
“Envio os meus melhores votos para o povo do Brasil”, concluiu.
Conforme divulgado pelo site Gaucha ZH. a postagem incluía um vídeo originalmente compartilhado por Gisele Bündchen. Na gravação, a super modelo gaúcha pede ajuda internacional para as vítimas das enchentes e descreve brevemente a catástrofe que deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição.
Como funcionam os satélites Starlink
A Starlink, projeto da SpaceX de Elon Musk, oferece conexão de internet sem a necessidade de uma infraestrutura de fibra óptica, ou seja, sem a necessidade de cabos terrestres. A tecnologia opera em parte do Brasil utilizando a luz solar refletida. Por estarem em órbita terrestre baixa, a poucos quilômetros da superfície, os satélites podem ser vistos a olho nu.