A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) deu início nesta semana à implantação da rede de esgoto no bairro Jardim Campo Grande, em Bataguassu.
A iniciativa, que faz parte do programa Avançar Cidades, marca mais um passo importante para universalizar o sistema de esgotamento sanitário no Estado, em consonância com o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).
O investimento em Bataguassu contribui para o objetivo do Governo do Estado, liderado pelo governador Eduardo Riedel, de tornar Mato Grosso do Sul o primeiro do Brasil a universalizar o sistema de esgotamento sanitário.
O estado já atingiu mais de 62% da cobertura da população com serviços de saneamento, avançando consideravelmente desde os 36% registrados no passado.
Esse avanço é resultado da parceria entre o Governo do Estado, a Sanesul e o Grupo Aegea, por meio da PPP Sanesul Compartilhada. Essa união de esforços, aliada à política municipalista do Governo Riedel, que investe em todos os 79 municípios do Estado, independentemente de questões partidárias, garante o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul.
Segundo divulgado pelo site Cenário MS, as obras no Jardim Campo Grande devem ser concluídas em 45 dias, beneficiando diretamente cerca de 5 mil famílias. O próximo bairro a receber investimentos em esgotamento sanitário em Bataguassu será o Jardim Vila Nova.
Benefícios do saneamento básico
A universalização do acesso ao saneamento básico traz diversos benefícios para a população, como:Melhoria da qualidade de vida;Redução de doenças transmitidas por água contaminada; Proteção do meio ambiente; Valorização dos imóveis; e Estímulo ao desenvolvimento econômico.
Agora, a Sanesul segue firme em seu compromisso de levar serviços de qualidade para a população de Mato Grosso do Sul, investindo em obras de infraestrutura e modernização do sistema de saneamento básico. A empresa reforça seu papel fundamental na promoção da saúde pública, da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável do Estado.