A Polícia Civil realizou, nessa semana, a renovação dos termos de cooperação com prefeituras do interior do Estado para o funcionamento das “Salas Lilases”. Hoje, foram renovados os acordos com os municípios de Iguatemi, Angélica, Chapadão do Sul, Paranhos, Ladário, Amambai e Bandeirantes.
Com estas cidades, já foram renovados 17 termos de cooperação, somente no mês de maio. O acordo tem por objetivo a disponibilização de escala de sobreaviso de profissionais do serviço de assistência social das Prefeituras, para fornecer apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual atendidas nas delegacias.


Nos casos mais graves ou de flagrante, o delegado responsável terá a possibilidade de acionar a assistência social municipal, que acompanhará a vítima, evitando a necessidade de repetir seu relato diversas vezes. Além disso, a parceria entre a Prefeitura e Polícia Civil abrange diversas formas de apoio, desde o fornecimento de abrigo, até orientações sobre reinserção no mercado de trabalho e apoio psicológico.
Com um ambiente humanizado e acolhedor, as Salas Lilases foram criadas para prestar atendimento especializado e humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual, nos municípios do interior.