A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), promoveu uma capacitação exclusiva para a equipe do Hospital Municipal de Chapadão do Sul, com o apoio do SEBRAE. A iniciativa focou na redução de perdas durante as atividades do hospital.
Durante a capacitação, foram elaboradas estratégias para combater o desperdício e apresentar formas de melhor utilizar os recursos disponíveis no Hospital Municipal. A palestra foi ministrada por Felipe Ramos, consultor do SEBRAE e engenheiro ambiental, que considerou a experiência extremamente produtiva: “Através desta capacitação, pretendemos introduzir ao público-alvo melhores formas de gerir seus recursos. Pequenas medidas podem garantir maior economia aos cofres públicos e melhorar a funcionalidade dos serviços”.
De acordo com o site MS Todo Dia, dentre as ações apresentadas, foram sugeridas a instalação de sensores de iluminação por presença, redutores de vazão nas pias e mecanismos para a redução de resíduos gerados no hospital. Atualmente, todo o resíduo sólido gerado no Hospital Municipal de Chapadão do Sul é armazenado e destinado de forma ambientalmente correta. Além disso, diversas medidas para redução de custos já estão sendo implantadas, como a instalação de um lava-louça, que diminuirá a geração de resíduos sólidos, como embalagens de marmita de isopor, e aumentará a economia de água, podendo resultar em uma economia anual de até 92% no consumo de água.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Antônio da Silva Pereira, reforça que “é um compromisso da SEDEMA atuar cada vez mais na sustentabilidade do nosso Município. A ideia é promover ainda mais capacitações sobre o tema, com o intuito de orientar públicos específicos sobre a importância do gerenciamento de resíduos sólidos e outros recursos naturais”.
Para mais informações sobre gerenciamento de resíduos sólidos, entre em contato com a SEDEMA através do telefone (67) 3562-5678.