Escola de Música e Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS abrem processo seletivo para novos talentos, com matrículas e aulas gratuitas. As vagas são destinadas a crianças a partir de 10 anos interessadas em aprender violão, leitura de partituras, canto e também para quem tem nível iniciante ou intermediário em instrumento de sopro e corda. As inscrições devem ser feitas até 29 de maio.
“Abrir turmas para jovens que estão excluídos do ensino musical, por algum motivo, e oferecer a experiência de ensino instrumental por dois meses, incluindo leitura de partituras e a execução instrumental é uma oportunidade que a Universidade oferece à comunidade”, comenta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
Ao todo são oferecidas 90 vagas distribuídas em quatro modalidades instrumentais que vão do nível zero até semiprofissional e o coro de vozes masculinas médias. O preenchimento das vagas será feito por ordem cronológica de matrícula e, para as aulas instrumentais, é necessário possuir o instrumento e trazê-lo.
A regente e coordenadora do PCIU, Ana Gaborim, afirma que as crianças aprendem brincando. “Depois é feito um desenvolvimento vocal com as crianças, a gente ensina elas a usar a voz sem gritar de uma maneira saudável, trabalhamos a consciência respiratória de uma forma que estimule a audição. A gente faz muito trabalho de conscientização sonora, de buscar e ouvir o silêncio para elas ficarem mais atentas a tudo que as rodeia”, destaca.
Confira o edital publicado e outras informações em: https://www.ufms.br/escola-de-musica-oferece-aulas-gratuitas-de-instrumentos-de-sopro-e-cordas/