A Polícia Civil renovou, nesta semana, os termos de cooperação com prefeituras do interior do Estado para o funcionamento das “Salas Lilases”.
Na última quarta-feira (22), foram firmados novos acordos com os municípios de Iguatemi, Angélica, Chapadão do Sul, Paranhos, Ladário, Amambai e Bandeirantes.
Com a inclusão dessas cidades, já são 17 termos de cooperação renovados apenas no mês de maio.
De acordo com o site MS Todo Dia, o objetivo do acordo é disponibilizar uma escala de sobreaviso de profissionais do serviço de assistência social das Prefeituras, para fornecer apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual atendidas nas delegacias.
Nos casos mais graves ou de flagrante, o delegado responsável pode acionar a assistência social municipal, que acompanhará a vítima, evitando a necessidade de repetir seu relato diversas vezes. A parceria entre a Prefeitura e a Polícia Civil oferece diversas formas de apoio, desde o fornecimento de abrigo até orientações sobre reinserção no mercado de trabalho e apoio psicológico.
As Salas Lilases, criadas para prestar atendimento especializado e humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual, proporcionam um ambiente acolhedor e seguro nos municípios do interior.