Uma equipe do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) esteve no Comando do 6º Distrito Naval em Ladário para visita técnica que precede a abertura de CFC (Centro de Formação de Condutores) na instituição.
“A visita foi para alinhamento, orientação e verificação do espaço físico destinado à abertura de CFC na Marinha”, explica Noemia Rodrigues da Gerência de Controle de Credenciamento de Habilitação de Condutores (GCCHC).
Os representantes do Detran-MS foram muito bem recebidos pelos militares, e além do espaço destinado à instalação do CFC Militar, também puderam conhecer a estrutura da instituição, bem como o Projeto Social Soldado Cidadão que será ampliado a partir da instalação da instituição de ensino.
“Na ocasião a 1ª Ten. Jaqueline e o Suboficial Freitas, juntamente com seu Comandante Cláudio Borges Amorim, falaram sobre o Projeto Soldado Cidadão (PSC) que tem como finalidade proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social. Com a abertura do CFC, o referido projeto possibilitará que os soldados sejam habilitados (CNH) e para os já habilitados, realizar mudança de categoria da CNH”, explica Noemia.
A próxima etapa é a capacitação dos recursos humanos, que consiste na formação de diretor geral e ensino e dos instrutores. A formação é requisito obrigatório para abertura de CFC. A previsão da Marinha é de iniciar as atividades ainda este ano.
Cabe ressaltar que os CFC’s militares atendem somente militares da corporação, sem fins lucrativos. Com o credenciamento, o Comando do 6° Distrito Naval estará apto a formar os militares em todas as categorias, inclusive fazer a mudança de categorias C, D, E na CNH.
Além da gerente de Controle de Credenciamento de Habilitação de Condutores, Noemia Rodrigues, participaram da agenda os servidores Maria Aparecida Weiss e Jean Phelipe Rodrigues.
Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.
É uma Ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa, por intermédio dos Comandos das Forças Singulares – Marinha, Exército e Aeronáutica – que destina recursos orçamentários para qualificar social e profissionalmente os jovens voluntários que prestam o Serviço Militar para ingressos no mercado de trabalho, por ocasião do Licenciamento por término de tempo de serviço.
O PSC foi lançado oficialmente pelo Governo Federal em 2004, beneficiando as três Forças Armadas e abrangendo todo o território nacional (26 Estados e o Distrito Federal). Desde a sua origem, há 18 anos, o Projeto já beneficiou mais de 261 mil jovens.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
*com informações Governo Federal