Neste mês de maio, dois casos de crianças engasgadas com leite materno foram registrados no 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul.
Em apenas doze dias, os bombeiros salvaram duas crianças na cidade através de orientações por telefone.
Segundo o site Jovem Sul News, no momento em que as mães ligaram pedindo ajuda, o atendente imediatamente iniciou as instruções para a manobra enquanto a viatura se deslocava.
O caso mais recente ocorreu na noite desta segunda-feira (27) quando uma mãe ligou para o número de emergência 193, informando que sua filha de três anos estava engasgada e já apresentava cianose (pele roxa) devido à falta de respiração.
O incidente ocorreu na Rua Seriema e, seguindo as orientações do bombeiro, a mãe conseguiu salvar a criança.
O primeiro caso do mês aconteceu no final da manhã do dia 16 de maio, quando uma mãe desesperada ligou para os bombeiros relatando que seu bebê de 15 dias havia se engasgado com leite materno.
Felizmente, em ambos os casos, as crianças foram salvas e, quando a viatura chegou aos endereços solicitados, elas já estavam bem. O bebê de 15 dias foi levado ao Hospital Municipal para acompanhamento médico.
Os bombeiros e outros socorristas destacam a importância de todos conhecerem os procedimentos de desobstrução de vias aéreas para salvar vidas. O essencial é manter a calma e realizar a manobra corretamente enquanto se aguarda a chegada do socorro.