16.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de julho de 2024

Em Três Lagoas, secretário Jaime Verruck debate o futuro da Celulose no MS

“O Governo do Estado tem como prioridade que as pequenas empresas façam parte do processo de desenvolvimento econômico do Estado. A integração entre os pequenos negócios e as grandes empresas gera novos postos de trabalho para Mato Grosso do Sul. É o que almejamos com o nosso programa MS Inova Mais. Dessa forma, a população ganha em renda, vagas de trabalho e melhoria da qualidade de vida nos municípios”.

A afirmação é do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que representou o Governo do Estado na última terça-feira (28) no Encadear Summit, maior evento de encadeamento produtivo do Estado e que reuniu um público de mais de 400 pessoas, no Papillon Eventos, em Três Lagoas.

A iniciativa é uma realização do Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais e grandes empreendimentos participantes, com o objetivo de aproximar os pequenos negócios das grandes empresas, visando gerar oportunidades aos empreendedores locais, com foco na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

No evento, o secretário Jaime Verruck mediou o painel “O Futuro da Celulose no Estado: Perspectivas para a cadeia produtiva e mercado internacional”, com representantes das empresas âncoras ligadas à cadeia da celulose.

Em sua participação, ele destacou a competitividade de Mato Grosso do Sul neste setor, devido a fatores como a forte demanda global dos mercados asiático e europeu, por exemplo; e que a celulose produzida no Estado é reconhecida internacionalmente pela excelência, o que impulsiona as vendas.

Na abertura do Encadear Summit, foram assinados termos de parceria com as empresas Arauco e MS Florestal para a execução de projetos de encadeamento produtivo no Estado.

“É a primeira vez que realizamos o Encadear Summit em Três Lagoas. Esse é nosso maior evento de encadeamento produtivo onde colocamos os pequenos negócios para falar com as grandes empresas. Queremos mostrar aos empreendedores as oportunidades no Vale da Celulose e para isso, o Sebrae, junto com o Governo do Estado e com os parceiros de todas as federações, auxilia esses empresários a melhorarem o negócio ou implementarem adequações, para que possam atender à grande empresa”, afirmou o  diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Também participaram da abertura do Encadear Summit os conselheiros do Sebrae/MS: o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti; o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna; o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Jr; o 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems, Luiz Claudio Fornari; o vice-presidente do Sistema Faems, Nilson Santos; o diretor-superintendente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira; o diretor do Sistema Fiems, Zigomar Burille; o superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal no Estado, Márcio Nunes Fonseca; e a diretora de Operações da AMEMS, Cristiane Bissoni. Também marcaram presença o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, entre outras autoridades, como prefeitos municipais e representantes do legislativo.

Projetos de Encadeamento Produtivo

Durante a solenidade, o Sebrae e a MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas plantadas, assinaram termo de cooperação técnica voltado a promoção de ações de inclusão produtiva com o foco em mulheres, por meio do Projeto Dona Della, realizado em parceria com o Bracell Social e prefeituras. O intuito é oferecer qualificação profissional e oportunidades de geração de renda. A parceria, já em execução, foi oficializada e acontece em três municípios, Água Clara, Santa Rita e Bataguassu.

“Assinar esta parceria é mais do que um compromisso, é um ato de reconhecimento e apoio ao poder transformador das mulheres empreendedoras. Ao unir forças e recursos, estamos impulsionando negócios, promovendo a igualdade de gênero e fortalecendo comunidades inteiras. É mais um passo significativo em direção a um desenvolvimento sustentável e próspero”, expressa Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com a Comunidade da MS Florestal.

O secretário Jaime Verruck reforçou que a qualificação de pequenos empresários é uma questão crucial. “Nós estabelecemos uma parceria junto ao Sebrae e junto a essas grandes empresas para que possam qualificar as pequenas empresas para serem fornecedores, para conseguir participar efetivamente, com qualidade, com remuneração adequada, com sustentabilidade aos pequenos negócios. A população ganha com renda, com vagas de trabalho e melhoria da qualidade de vida de todo o município onde essas empresas estão instaladas”, finalizou o titular da Semadesc.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.