“Todas as pessoas podem sair do superendividamento, desde que tratadas com dignidade”. O lembrete é da coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do IDEC (Instituto de Defesa de Consumidores), Ione Amorim, primeira palestrante do Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul realizado de 27 a 29 de maio na cidade de Rio Brilhante, a 162 quilômetros de Campo Grande.
Ione ressaltou aos participantes que antes de culpar o consumidor é preciso repensar como se concede crédito no país e investir na educação financeira. Ela cita que as pessoas muitas vezes não entendem como dívida os descontos do crédito consignado na folha de pagamento, mas a cobrança do cartão de crédito sim. Ou seja, mesmo que para renegociar seus débitos elas têm que ser preparadas para isso.
Pontos de atenção foram considerados no debate como a criação de equipes multidisciplinares nos Procons a fim de se diagnosticar a situação, sistematizar dados, cálculos e cenários em que a renegociação não comprometa a renda ou torne-se uma nova fonte de endividamento.
Apurados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), dados de março da Peic (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) têm apontado que 64,2% das famílias sul-mato-grossenses se encontram endividadas. Ao menos 28,8% delas relataram ter contas em atraso e 9,7% afirmam não ter condições de pagá-las.
Encontro
Com novo formato, onde se amplia o debate entre os participantes após as palestras, o Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul aborda em sua 23ª edição temas como serviços financeiros e o sistema elétrico.
O evento é promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Rio Brilhante, com organização conjunta do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Rio Brilhante.
“Temos nesse novo modelo mais participação dos gestores locais em busca de soluções viáveis aos desafios enfrentados em seus Procons e isso nos oferta importantes bases na formatação de uma futura política estadual de defesa dos consumidores robusta e qualitativa”, destaca o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS