Decisão de alterar cronogramas de processos seletivos foi tomada porque, ao final do movimento, os calendários acadêmicos serão ajustados
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu manter abertos os prazos de inscrições de três processos seletivos até o fim da greve de servidores da instituição, que nesta segunda-feira, 3, completa dois meses.
A decisão foi tomada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) porque, ao final do movimento grevista, os calendários acadêmicos dos dez campi precisarão ser ajustados e, por isso, os cronogramas desses processos seletivos serão atualizados. Os três editais são para ingresso de novos estudantes no 2º semestre letivo.
No caso das seleções para cursos técnicos subsequente e da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a decisão de manter as inscrições abertas foi tomada no último dia 29. Já no processo seletivo para a graduação, a informação foi divulgada no início de maio. Os comunicados estão publicados nas respectivas páginas dos editais, na Central de Seleção do IFMS.
Serão mantidas abertas, portanto, as inscrições das seguintes seleções:
Técnico para Jovens e Adultos (Proeja) | Edital n° 087/2023: foram abertas 240 vagas para cursos técnicos em Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática, nos campi Campo Grande, Coxim, Jardim e Três Lagoas. O candidato deve ter ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo. Todos os estudantes matriculados e com presença nas aulas receberão bolsas mensais de mais de R$ 360.
Técnico Subsequente | Edital n° 086/2023: são ofertadas 40 vagas para o curso técnico subsequente em Edificações no Campus Aquidauana. Os interessados devem ter o ensino médio completo.
Graduação | Edital nº 021/2024: o IFMS oferta 110 vagas nos campi Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas. Podem se inscrever aqueles que fizeram uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2014 e 2023, com nota acima de zero na redação.
Inscrições – Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.
Nas três seleções, metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para quem comprovar renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] (Editais nº 086 e 087/2023) ou [email protected] (Edital nº 021/2024).
Greve – Foi deflagrada pelo Sinasefe/MS no dia 3 de abril.
No início de maio, o IFMS disponibilizou, na página Saiba mais sobre a greve, um painel on-line com os índices de adesão de servidores, além de um panorama sobre a reposição dos dias letivos que será necessária ao final do movimento.
Na mesma página, é possível consultar comunicados das direções-gerais sobre a situação das aulas em cada campus.
Assessoria de Comunicação Social