Desde 1º de maio os professores da UFMS deflagraram greve e todos os campi da UFMS, incluindo o de Três Lagoas, estão com as atividades docentes paralisadas em função das reivindicações por recomposição salarial (que teve perdas de mais de 30% nos últimos anos) e do orçamento das universidades federais, também estagnado.
A greve já estava sendo deflagrada em outras universidades desde 15 de abril, juntamente com docentes dos institutos federais. Também os técnicos educacionais já haviam aderido à greve no início daquele mês. De lá pra cá, estabeleceu-se uma rodada de negociações que, até o momento, não satisfaz as demandas da categoria pois mantém nulo o reajuste em 2024, protelando para os próximos dois anos e em escala menor que as perdas inflacionárias.
A maioria das universidades federais, em suas seções sindicais, são representadas pelo ANDES – sindicato nacional. Todavia, na última semana, o governo assinou uma proposta com um sindicato que representa apenas 8 instituições e o acordo está sendo recusado em rodada de assembleias em todo o Brasil, provocando o governo a reabrir as negociações. A justiça federal do Sergipe, inclusive, já suspendeu o acordo assinado.
Aqui em Três Lagoas, embora as aulas da graduação estejam paralisadas na maioria dos cursos, o comando local de greve e a ADUFMS – seção sindical dos docentes, têm realizado uma agenda dinâmica de atividades, como palestras, eventos culturais, mesas redondas, todos abertos ao público universitário e à comunidade em geral.
Nesta semana, além da caravana para Campo Grande em manifestação nacional, haverá uma mesa redonda com o tema: “Mudanças Climáticas: o que a ciência tem a dizer sobre isso?”. O evento será aberto ao público e contará com certificado de participação, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
A mesa ocorrerá na UFMS, unidade II, no Anfiteatro do Bloco VI, quinta-feira, 06/06, às 18:30. As atividades de greve são semanalmente divulgadas no Instagram do Comando Local de Greve em Três Lagoas, em https://www.instagram.com/adufms.treslagoas?igsh=MWJqM2RwdWNmc2VvZQ==