23.4 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

Programa de Educação Ambiental da Suzano beneficia mais de 390 crianças da rede pública de ensino em Três Lagoas

Com implantação de espaços que propiciam a conscientização ambiental, alunos e professores são estimulados a ter maior contato com a natureza e conservação ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, beneficiou, de forma direta e indireta, mais de 390 crianças da rede pública de ensino de Três lagoas somente neste ano. A iniciativa PEA – Escolas é uma das mais antigas da companhia no município e visa incentivar ações de conscientização ambiental dentro e fora de sala de aula enquanto leva um pouco mais de verde para as unidades de ensino.

Neste início de ano, participam do programa três Centros de Educação Infantil (CEIs) do município: Elizia Oliveira dos Santos (bairro Santa Luzia), Novo Oeste II (Novo Oeste II) e Massumi Otsubo (Vila Haro), totalizando 136 profissionais da educação envolvidos nas formações.

“Por meio da Ecoalfabetização, desenvolvido em parceria com instituições de ensino, estamos contribuindo para disseminar os princípios básicos da sustentabilidade para as futuras gerações. Com iniciativas educativas e de forma lúdica, a Suzano coloca em prática o seu propósito de renovar a vida a partir da árvore, compartilhando valores e assumindo o protagonismo a partir de ações que resultam no envolvimento da comunidade como um todo na conservação ambiental”, destaca Maria Tereza Borges Rocha, gerente de Meio Ambiente Industrial da Unidade de Três Lagoas da Suzano.

Programa de Educação Ambiental da Suzano beneficia mais de 390 crianças da rede pública de ensino em Três Lagoas

Além de palestras, oficinas e cursos de formação para profissionais da educação, com o objetivo de que os temas sejam replicados aos alunos, o PEA também atua na implantação de espaços educadores nas unidades escolares. O objetivo é criar espaços de vivência para crianças e ampliar o contato com a natureza por meio de prática sustentáveis. Entre essas ações, estão: jardins e hortas suspensas, canteiros de plantas ornamentais, centopeias com ervas medicinais e aromáticas, cantinhos de leitura ao ar livre e plantio de árvores.

Nesses espaços, explica Maria Tereza, além do contato com plantas e ervas também são repassados aos alunos conceitos básicos de cultivo, sustentabilidade e economia circular, uma vez que boa parte das estruturas são montadas com garrafas PET, pneus inservíveis e paletes.

“Na Suzano, nós temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, e ao promovermos atividades que permitam a transmissão do conhecimento de forma prática, trabalhando aspectos de melhorias nos espaços físicos para tornar a infraestrutura da escola mais sustentável estamos assegurando a progressão nos saberes para a formação integral das crianças”, completa a gestora.

Ação contínua

No ano passado, o PEA promoveu ações de conscientização ambiental nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Edneia Borges e Jardim das Acácias e na escola municipal de Arapuá. Ao todo, foram cerca de 550 alunos estudantes beneficiados, direta e indiretamente, e 103 profissionais da educação qualificados.

Entre as ações desenvolvidas, foram feitas capacitação de professores e implantação de espaços educadores, como horta mandala, criação de jardim suspenso de ervas medicinais, instalação de composteiras, entre outras.

Além do PEA Escolas, o programa também prevê ações de conscientização ambiental na comunidade e para colaboradores da Suzano.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br

Por: Infomuts – Informação Inteligente

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.