Painéis analisam placas de veículos em 0,3 segundos para liberar trânsito no quilômetro 14 da BR-436
O Posto Fiscal Itamarati, na cidade de Aparecida do Taboado, está modernizando operações em parceria com a empresa de tecnologia Imply. No local foram instalados Painéis de Mensagens Variáveis Fixos (PMVs), integrados ao Banco de Dados da Secretaria da Fazenda, para otimizar o fluxo e a fiscalização do trânsito.
Por meio de um sistema de reconhecimento de caractere óptico (OCR), os PMVs da Imply fazem a identificação automática de placas de veículos em 0,3 segundos, orientando motoristas sobre a necessidade de parar ou continuar o trajeto. Somente em abril, circularam mais de 185 mil automóveis pelo trecho.
“Estamos comprometidos em facilitar o dia a dia das pessoas e os processos das organizações, utilizando nossa expertise em tecnologia para criar soluções customizadas que beneficiem todos os envolvidos. Nos destacamos como a escolha principal para organizações que buscam o melhor em qualidade, escalabilidade e desempenho tecnológico”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply Tecnologia.
Segundo a chefe do Posto Fiscal Itamarati, Carla Rubia Pereira Barbosa, a tecnologia possibilita um número menor de veículos parados nos pátios dos postos fiscais, situação que causava transtornos para veículos de passeio: “Desde análises das inscrições estaduais e CNPJs, até pendências fiscais e divergências de rotas, tudo acontece de forma rápida entre a passagem pela câmera OCR e a chegada aos PMVs para fiscalização”.
O trecho é administrado pela Way-112 desde março de 2023, quando a empresa do Grupo Way Brasil assumiu a concessão. A inovação se destaca entre os valores da concessionária para aprimorar a experiência dos usuários: “Temos a parceria construída entre a Imply e a Way tanto no Posto Fiscal quanto em projetos futuros que estamos desenvolvendo”, ressalta o gerente de TI da Way Brasil, André Kazuo.