24.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Ouvidoria-Geral da PCMS faz orientações para que pessoas idosas não caiam em golpes e fraudes financeiras

Neste mês de Junho de 2024 a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul participa do Junho Prata com início da Operação Virtude visando o combate à violência contra a pessoa idosa. 

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA é: “Uma ação única ou repetida, ou ainda a ausência de uma ação devida, que cause sofrimento ou angústia, e que ocorra em uma relação em que haja expectativa de confiança (…)”

São várias as formas de violência contra a pessoa idosa: física, sexual, por negligência, abandono, financeira, auto-negligência, psicológica e emocional.

As pessoas idosas tem sido alvos preferenciais dos criminosos que aplicam golpes financeiros, principalmente em saídas de bancos e agora pela Internet, que podem trazer danos materiais e emocionais. Os bandidos, sempre munidos de engenharia social, se aproveitam da fragilidade, da boa-fé e da falta de familiaridade tecnológica das pessoas idosas para aplicar golpes e cometer fraudes.

Para se proteger dessas ciladas, é preciso estar sempre alerta e desconfiar de ofertas muito vantajosas, pedidos de dinheiro ou dados pessoais por telefone ou Internet, e situações que gerem pressão ou medo. Além disso, é importante buscar informações confiáveis e denunciar aos órgãos competentes caso seja vítima ou testemunha de algum golpe.

O ESTATUTO DA PESSOA IDOSA, Lei nº 10741 de 01/10/2003, em seu artigo 19, estabelece que: “Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: Autoridade Policial; Ministério Público; Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Conselho Estadual da Pessoa Idosa, e, Conselho Nacional da Pessoa Idosa.”

Pensando nisso, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Ouvidoria-Geral faz orientações sobre como identificar e prevenir os golpes contra pessoas idosas, encontrando dicas práticas para se informar e se prevenir. Esperamos que estas informações sejam útil para você e sua família, e que contribua para a promoção dos direitos e da segurança das pessoas idosas.

Proteja-se e proteja as pessoas idosas que você conhece. Se você for vítima ou testemunha de algum golpe ou violência contra uma pessoa idosa, não se cale. Denuncie e busque ajuda. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul está à sua disposição para atender, orientar e proteger as pessoas idosas.

Acessando o site da delegacia virtual da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, devir.pc.ms.gov.br/, ou, a plataforma da Ouvidoria-Geral, https://falabr.cgu.gov.br/web/home, você pode registrar uma denúncia identificada ou anônima, bem como pode relatar os dados sobre o crime cometido, características físicas e localização do suspeito, não sendo necessários a identificação nem o seu telefone de contato. A informação é encaminhada para a Delegacia de Polícia responsável pela apuração, que adotará as providências pertinentes.

Você também pode procurar qualquer delegacia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para registrar o boletim de ocorrência.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.