O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre o alto risco de incêndio florestal na região de Ilha Solteira. Conforme o site Ilha de Notícias, a instituição destacou que os incêndios florestais são uma grave ameaça à biodiversidade e à conservação ambiental.
Eles causam a morte de animais silvestres, danificam a vegetação, reduzem a fertilidade do solo, aumentam a poluição do ar, prejudicando a saúde pública, e podem causar acidentes graves, como queimaduras.
A situação é agravada pela baixa umidade do ar e pela ausência de chuvas, com Ilha Solteira registrando 61 dias sem precipitação, criando condições ideais para o início de incêndios em áreas vegetadas e terrenos baldios.
O Corpo de Bombeiros informou que os incêndios geralmente começam quando é colocado fogo em lixo, entulhos ou pastagens, e podem facilmente sair do controle, alastrando-se por grandes áreas.
A fumaça resultante dos incêndios traz riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Além disso, o fogo pode levar a tragédias, como a perda de vidas e danos significativos ao meio ambiente.