24.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

CESP abre edital para projetos que promovam a transformação Socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável

Serão selecionadas três propostas para receberem um recurso no valor de R$ 50 mil cada

A CESP, comprometida com a construção de um futuro mais sustentável, anuncia no mês do Meio Ambiente, a abertura do edital Movimento Sustentável. A iniciativa integra o Programa de Educação Socioambiental da empresa, que reflete seu esforço contínuo para promover o desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa e igualitária.

Com o objetivo de impulsionar a agenda de sustentabilidade em âmbito local, nacional e global, o edital busca apoiar projetos que implementem práticas voltadas para solucionar desafios socioambientais em todas as regiões do Brasil onde a CESP atua. Na região de atuação da UHE Porto Primavera, as propostas devem contemplar imediações que compreendem as cidades de Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas no Mato Grosso do Sul e, Castilho, Panorama, Pauliceia, Presidente Epitácio, Rosana e Teodoro Sampaio, em São Paulo.

A abertura do edital é um convite para que entidades e instituições que tenham práticas sustentáveis inovadoras apresentem seus projetos para avaliação. Serão selecionadas seis organizações para serem aceleradas com conteúdo formativos de gestão organizacional e gestão de projetos socioambientais. As três entidades e instituições que se destacarem receberão um recurso no valor de R$ 50 mil cada, para que as iniciativas sejam implantadas. O valor será aplicado em 2025.

“O Movimento Sustentável visa não apenas transformar, mas também fortalecer e acelerar o crescimento de organizações sociais que são fundamentais para a promoção de mudanças positivas e a construção de um legado junto às comunidades. A expectativa é que, através desta iniciativa, possam surgir soluções inovadoras que respondam aos desafios socioambientais contemporâneos, promovendo a educação e o bem-estar das gerações presentes e futuras”, diz a Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da CESP, Raquel Leite.

Serão aceitas as inscrições de proposta de qualquer lugar do Brasil, desde que promovam a sustentabilidade de maneira inovadora e sejam aplicáveis aos biomas da Caatinga, Cerrado e/ou Mata Atlântica, onde estão inseridos os empreendimentos da CESP, de forma a valorizar e potencializar as soluções sociais para a conscientização, preservação e uso consciente dos bens naturais e contemplar os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

  • Educação de Qualidade (ODS 4): Iniciativas que promovam o acesso igualitário à educação, melhoria da qualidade do ensino e formação para o desenvolvimento sustentável.
  • Água Potável e Saneamento (ODS 6): Projetos que busquem soluções para garantir o acesso à água limpa e saneamento básico, contribuindo para a saúde e bem-estar das comunidades.
  • Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12): Ações que incentivem práticas responsáveis de consumo e produção, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a economia circular.
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13): Propostas que combatam as mudanças climáticas, promovendo a adaptação e mitigação dos efeitos adversos.

Inscrições

O edital com todas as informações está disponível por meio do endereço https://monitorsocial.org.br/auren/edital/14-programa-movimento-sustentavel . As inscrições são gratuitas e os projetos podem ser submetidos para análise até o dia 22 de julho de 2024 no mesmo endereço.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.