Após ameaças do governo Lula na Câmara dos Deputados de não liberar emendas para parlamentares que apoiassem a investigação do controverso leilão de arroz proposto pelo presidente, o pedido de abertura da “CPI do Arrozão” estagnou em 160 assinaturas. Conforme o site Diário do Poder, a comissão visa investigar as acusações de fraude que levaram à demissão de um secretário do Ministério da Agricultura durante o governo.
Um deputado do União Brasil, partido que detém três ministérios na Esplanada, admitiu que assinar o pedido de CPI poderia afetar a liberação de emendas. Duas semanas atrás, o número de assinaturas a favor da instalação da comissão era de 150 deputados federais.
Para a criação da comissão parlamentar de inquérito, são necessárias pelo menos 171 assinaturas na Câmara, correspondente a um terço do total de deputados federais. Esta semana, o governo decidiu desbloquear R$30 bilhões em emendas parlamentares antes das eleições, representando 60% do valor total destinado para 2024.