Na manhã da última quinta-feira (4), a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagrou a 20ª fase da operação “Sentinela”.
De acordo com site Cenário MS, após três meses de investigações conduzidas pelo Núcleo de Inteligência Policial (NIP/DEPCA), um homem de 20 anos, estudante e residente em Ribas do Rio Pardo, foi identificado como possuidor de material de abuso sexual infanto-juvenil (CSAM) em ambiente cibernético.
O mandado de busca e apreensão foi expedido e cumprido com sucesso. No local, as autoridades encontraram e apreenderam uma grande quantidade de vídeos e fotos pornográficas envolvendo crianças e adolescentes.
O indivíduo foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Ribas do Rio Pardo, onde sua prisão foi formalizada. O celular do suspeito foi apreendido e enviado ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.
A operação “Sentinela” é uma iniciativa permanente da DEPCA, destinada a reprimir a exploração sexual infanto-juvenil através do monitoramento constante de atividades ilícitas no meio virtual.
A DEPCA trabalha em colaboração com o National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC), nos Estados Unidos, e a Polícia Federal, garantindo a eficácia das investigações e a proteção das vítimas.