A 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul) será realizada de 12 a 14 de julho, com a cerimônia de abertura na sexta-feira (12), às 18h30, no clube de campo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira), em Campo Grande.
Conforme o site Jovem Sul News, organizadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), as Paraesc são as competições mais importante do esporte paralímpico escolares do Estado e servem como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, promovida pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
A competição contará com a participação de 158 estudantes-atletas, de 11 a 18 anos, competindo em atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa. As provas de atletismo ocorrerão no Parque Olímpico Ayrton Senna, enquanto as demais modalidades serão disputadas no Nipo Campo.
Treze municípios estarão representados: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Este número de cidades participantes é um recorde, superando a edição anterior.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destaca o crescimento das Paraesc: “Em 2015, tínhamos apenas três municípios participantes, e hoje temos 13, um recorde histórico. A Fundesporte trabalhou incansavelmente para incentivar a participação e melhorar a qualidade do evento”.
Para Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, as Paralimpíadas Escolares são fundamentais para a inclusão dos atletas: “O esporte traz inúmeros benefícios, como a autonomia e a inclusão social. Essas crianças e adolescentes ganham mais liberdade e melhoram suas relações sociais”.
Leandro Fonseca, Diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, ressalta o orgulho de Mato Grosso do Sul no esporte paralímpico: “Hoje temos dois atletas medalhistas de ouro na última Paralimpíada, fruto de um trabalho desde a base. As Paraesc são uma parte crucial desse processo, ajudando a formar futuros campeões”.