16.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de julho de 2024

Pai denuncia morte de bebê de 9 meses como negligência médica em MS

Mateus Vinícius Borges, de 9 meses, faleceu no último sábado (6) após suspeitas de negligência no Pronto Socorro e na Santa Casa de Corumbá. Conforme o site Campo Grande News, o caso foi denunciado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) pelo pai, Laurindo Borges Mendoza, de 36 anos.

Mateus e sua irmã gêmea, Maitê Vitória, passaram por uma gestação complicada. Na última quinta-feira (4), os bebês começaram a vomitar e ter diarreia. Em seguida, eles foram levados ao Pronto Socorro municipal, onde foram medicados.

Maitê melhorou, mas Mateus continuou com sintomas e retornou ao hospital na noite de sexta-feira (7). No sábado (6), Mateus foi levado novamente ao Pronto Socorro e transferido diretamente para a UTI com pneumonia.

Durante a internação, a mãe, Claudinéia Oliveira, de 34 anos, viu o filho ter convulsões. Uma enfermeira não chamou o médico imediatamente, que só foi ao quarto 30 minutos depois. Mateus teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Laurindo acredita que seu filho teria sobrevivido se tivesse recebido atendimento adequado desde a primeira visita ao Pronto Socorro.

O MPMS abriu duas ações civis públicas e dois inquéritos para investigar as falhas nos serviços de saúde de Corumbá e as causas do óbito.

O órgão também abriu dois inquéritos para investigar os óbitos ocorridos na cidade entre 1º de janeiro e 18 de março e a destinação dos recursos do FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia da Prata) à saúde do Município de Corumbá.

Apenas a assessoria se manifestou na seguinte nota:

“No dia 04/07/2024, às 21h29, Mateus Vinicios Oliveira Borges foi admitido no Pronto Socorro Municipal Dr. Rogério Takaki Bento, onde recebeu atendimento de um enfermeiro e do médico plantonista, que prescreveram medicamentos para tratar sintomas de vômito e diarreia. Retornou no dia seguinte, às 19h, com febre além dos sintomas anteriores, embora estivesse em tratamento com a medicação prescrita. Foi reavaliado pelo médico. Em 06/07, às 06h34, Mateus voltou ao pronto socorro com sintomas agravados, sendo atendido e internado na Santa Casa de Corumbá. Por fim, informo que estão em andamento as providências para investigar as causas de seu óbito”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.