22.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Patrimônios da Humanidade: conheça 5 destinos brasileiros

Reconhecidos internacionalmente, Brasil possui 23 destinos considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco

O Brasil é um país de rica diversidade social, cultural e natural. A variedade de tradições e paisagens presentes no território brasileiro faz com que o país se torne uma referência de turismo mundial. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil possui 23 atrativos culturais e naturais de valor inestimável para a humanidade. Espalhados em 17 estados do país, estes atrativos são considerados Patrimônios da Humanidade.

Os Patrimônios Mundiais, como também são chamados, podem ser divididos em três categorias: culturais, naturais e mistos. Os culturais se referem à cultura e tradição de um povo, as naturais dizem respeito às belezas e riquezas da biodiversidade local. Já a categoria mista é quando um único lugar possui características singulares dos dois segmentos. 

Os patrimônios são reconhecidos pelo conjunto arquitetônico, cultural, histórico e natural. No Brasil, a maioria deles é de fácil acesso e entrada gratuita, atraindo não apenas turistas internacionais, mas também brasileiros que desejam conhecer um pouco mais das riquezas de seu próprio país. 

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado no estado do Paraná, foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986 por seu valor ambiental e sua beleza natural incomparável. A principal atração turística do parque são as Cataratas do Iguaçu, consideradas fenômenos naturais e reconhecidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza.

O parque também abriga a maior reserva remanescente da Mata Atlântica na região, sendo lar para mais de 400 espécies de aves, 175 espécies de peixes, 158 espécies de mamíferos, 2 mil espécies de plantas e 750 espécies de borboletas. Além do parque, a cidade de Iguaçu também reserva outras atrações para os turistas.

Por sua localidade próxima à fronteira brasileira, a cidade oferece linhas de transporte internacionais para a Argentina e para o Paraguai, com saídas diárias em diferentes pontos da cidade. Ainda no âmbito internacional, é possível que os viajantes conheçam também o Marco das Três Fronteiras, um monumento que representa a paz entre as nações. 

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto diariamente, das 9h às 17h, e os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do local. Dentro do parque, também existem outras opções de passeios oferecidos por agências que atuam internamente.

Ouro Preto (MG)

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é um grande símbolo da história brasileira, sendo palco da Inconfidência Mineira e ponto de exploração de metais preciosos pela Coroa Portuguesa. Por isso, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1980.

Além de seu valor histórico e social, valorizado pelos museus e monumentos presentes em toda a cidade, Ouro Preto também representa um marco para os movimentos artísticos e arquitetônicos brasileiros. As ruas de pedra, construções e igrejas que carregam obras dos principais artistas mineiros da história, como Aleijadinho, foram preservadas e formam o principal atrativo turístico da cidade.

A grande maioria dos monumentos históricos e eventos da cidade acontece no Centro Histórico de Ouro Preto, ainda que toda a cidade seja preservada. Por isso, o centro é o local que oferece o maior número de opções de hotéis e restaurantes voltados para visitantes. A cidade está a pouco mais de 2h de viagem da capital mineira, Belo Horizonte, o que facilita o acesso para turistas e a realização de viagens curtas até o pequeno centro histórico.

Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

As Ruínas de São Miguel das Missões receberam seu título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. Localizadas próximo à fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, as ruínas representam alguns dos principais vestígios do período de Missões Jesuítas Guaranis na América do Sul, que marcou a ocupação do território e as relações entre nativos e colonizadores na região.

O sítio arqueológico de São Miguel das Missões possui remanescentes da estrutura principal da igreja, campanário, sacristia e elementos sacros, além de parte das construções e bases de habitações indígenas. O local também é casa do Museu das Missões, memorial com um rico acervo que remonta partes cruciais deste período histórico. 

Centro Histórico de Salvador (BA)

Salvador, capital do estado da Bahia, foi a primeira capital nacional do Brasil, e, por isso, é parte essencial da história do país. A cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1985, guarda remanescentes, físicos e culturais, de diferentes períodos históricos brasileiros, que, atualmente, compõem o Centro Histórico de Salvador e um dos principais pontos turísticos do país. 

Construído em cima de uma colina, com visão estratégica para a costa brasileira, o Centro Histórico de Salvador é repleto de construções seculares, como pequenas casas coloridas, ruas de pedra e igrejas de estilo renascentista, que remontam ao século XVI. Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão os Largos do Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Caminho de São Francisco e o Terreiro de Jesus.

A cidade está mais que preparada para receber turistas. Além de um aeroporto internacional nas localidades, são diversas opções de hotéis, restaurantes e passeios para visitantes. Por ser uma capital de grande extensão, uma dica é optar por hospedagens próximas aos pontos que serão visitados durante a estadia, para facilitar os deslocamentos. 

Brasília (DF)

Marcante para a história contemporânea do Brasil, Brasília foi uma cidade construída e planejada para ser a capital do país. Erguida entre 1957 e 1960, a cidade foi idealizada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, e, por isso, possui uma infraestrutura moderna e inconfundível. 

Por essas características, Brasília foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, em 1987, assim como a maior área tombada pela organização. Além do conjunto arquitetônico único e dos principais prédios-sede do Governo Federal do Brasil, Brasília também foi palco de importantes momentos históricos da música, cultura e política do país – todos constituem atrativos turísticos para a região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.