22.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

União suspende exportações de carne de aves do Brasil para a China e outros 40 países após registro da doença de NewCastle no RS

O governo brasileiro decidiu suspender, de forma cautelar e temporária, as exportações de carnes de aves de frigoríficos de todo o país para a China e outros 40 países devido ao registro de um foco de Newcastle em uma granja no Rio Grande do Sul. A decisão foi comunicada no fim da tarde desta sexta-feira (19). No início do dia, o Ministério da Agricultura divulgou nota técnica nesta informando todos os estados do Brasil sobre as restrições na exportação de carne de aves devido à detecção da doença de Newcastle em uma propriedade no município de Anta Gorda (RS).

“Para o Mato Grosso do Sul, a suspensão afetaria somente as exportações para a Argentina e para países da União Europeia, mas adicionalmente, na tarde de hoje, foi comunicada uma suspensão cautelar com previsão de 30 dias para o mercado chinês, que é de grande importância, pois representa 21% do total de exportações de aves do Estado”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Ele lembra que o setor avícola de Mato Grosso do Sul possui um dos mais altos níveis de biossegurança do país, “portanto, no curto prazo, não há preocupações significativas em relação à atividade econômica do estado. Entretanto, é um ponto a ser monitorado. A expectativa é que a situação seja resolvida em até 30 dias, e esforços estão sendo feitos, em parceria com outros secretários de Agricultura e Indústria do Brasil, para que esses países reduzam o período de suspensão, como já ocorreu em situações anteriores”.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “esta medida cautelar é uma prática comum em casos de identificação de doenças e, segundo avaliação feita em conjunto com o setor industrial, não deverá causar uma redução da atividade econômica no Mato Grosso do Sul. Durante o período de suspensão, os abates continuarão, com a produção sendo armazenada para atender os mercados assim que as restrições forem levantadas, e parte da produção pode ser direcionada ao mercado interno”.

Em 2023, Mato Grosso do Sul exportou 19 mil toneladas de carne de frango para a União Europeia (incluindo o Reino Unido) em 2023, volume que gerou receita de U$ 51.567.993,00. Em 2024, as exportações do produto para o bloco já somam 9,15 mil toneladas e totalizam U$ 22.659.219,00.

Já para a China, em 2023 as exportações de frango somaram 29,5 mil toneladas, representando 21,12% do total do setor, totalizando uma receita de U$ 75.666.669,00. Já de janeiro a junho de 2024 as vendas externas de carne de aves para o país asiático já chegam a 13,6 mil toneladas e U$ 28.720.092,00 de faturamento. Quanto à exportação de ovos, que também está suspensa, Mato Grosso do Sul não comercializa esse produto com nenhum dos países que tiveram as transações suspensas.

Marcelo Armôa, Semadesc

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.