25.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Bombeiros de vários estados reforçam combate aos incêndios no Pantanal

Com o retorno dos focos de incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, cerca de 40 bombeiros de Goiás, Paraná e São Paulo serão enviados para auxiliar no combate às chamas, começando a chegar em Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (23).

Conforme o sire MS Todo Dia, bombeiros da Paraíba, Sergipe, Rondônia e Pará também estão sendo mobilizados.

A frente fria que atingiu o estado no início de julho ajudou a combater os incêndios no bioma, mas os focos retornaram com intensidade devido ao aumento das temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes, fatores que contribuem para a propagação das chamas.

Atualmente, há seis focos ativos nas regiões do Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, Maracangalha, além de focos em Bodoquena e Bonito. Outros pontos estão sendo monitorados na estrada Parque de Piraputanga e próximo a Coxim.

As ações de controle e extinção das chamas, como parte da temporada de incêndios florestais de 2024, completam 113 dias nesta terça-feira (23). Além do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), a operação no Pantanal conta com o apoio da Força Nacional, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

“Este momento é de troca de guarnições, e a logística é essencial devido à dificuldade de acesso no terreno. Providenciamos alimentação, água e material de higiene para os militares”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais.

Na região do Rabicho, próximo ao Rio Paraguai, o enfrentamento ao fogo já dura mais de 120 horas, com equipes recuando para avaliar a situação devido à baixa visibilidade e rápida propagação das chamas. Na estrada Parque de Piraputanga, a rápida atuação do Corpo de Bombeiros impediu a propagação das chamas, limitando a área afetada a poucos metros quadrados.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.