20.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Soltar pipa com cerol pode cortar vidas; 2º BPM realiza companha educativa

O comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas lançou em suas redes sociais campanha para conscientizar a comunidade sobre os perigos da linha com cerol

Soltar pipa é uma atividade saudável e que nos remete as lembranças da nossa infância. Ocorre que muitos buscam outras formas para deixar a brincadeira mais emocionantes, pois logo aparece uma outra para guerrear no ar. “É assim que funciona, é só levantar a pipa que logo aparece alguém querendo brigar.

A briga em questão é a famosa “guerra de pipa” com linha revestida de vidro moído e cola, é uma arma nas mãos de crianças e pessoas de todas as idades. 

Soltar pipa com cerol pode cortar vidas; 2º BPM realiza companha educativa

Infelizmente esse procedimento vem acontecendo com frequência em Três Lagoas, inclusive com algumas ocorrências que por pouco não aconteceu uma fatalidade.

VÍTIMA DO CEROL

No último sábado, 3, o garçom Edevaldo Souza, sofreu um grave acidente em Aquidauana, quando uma linha com cerol cortou seu pescoço. Devido à gravidade da situação ele teve que ser removido para a capital e está internado em estado grave na Santa. A linha cortante, feita com vidro moído e cola, causou um profundo corte no pescoço da vítima.

Para evitar que essas ocorrências sejam registradas em Três Lagoas, o comando do batalhão lançou a campanha a fim de conscientizar a sociedade. Para isso será realizado palestras, blitzes, fiscalização nos comércios e divulgação nas redes sociais.

INFRAÇÃO GRAVE

Na página do Instagram do 2º BPM, foi postado várias informações. O uso de cerol, ou qualquer outro material cortante em pipas, não apenas representa um risco considerável a segurança pública, mas é também uma infração legal grave. Conforme o artigo 132 de Código Penal Brasileiro, “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente” é considerado um crime, com pena de detenção que varia de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui um crime mais grave.

Desde 2018 foi aprovado no município de Três Lagoas a lei nº 3360, que proíbe a utilização de cerol ou produto industrializado nacional ou importado semelhante que possa ser aplicado nos fios ou linhas utilizados para manusear os brinquedos conhecidos como “pipas ou papagaios”.

Aplicando-se ao infrator, bem como, a todo aquele que for pego comercializando esse tipo de produto, no que couber, o disposto na legislação penal brasileira, sendo ainda, o estabelecimento que comercializar esse tipo de produto, imediatamente lacrado e seu alvará de funcionamento suspenso.


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.