35.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Dados preliminares sobre acidente aéreo em Vinhedo (SP) são divulgados pela Cenipa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta segunda-feira (12) informações sobre o acidente envolvendo um avião da VoePass, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na última sexta-feira (9). A aeronave, que transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, resultou na morte de todos a bordo.

O Cenipa, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a “ação inicial” de investigação durante o fim de semana. Esta etapa consiste na coleta das primeiras informações que podem explicar a causa da queda. No domingo (11), as autoridades conseguiram recuperar os dados das caixas-pretas do avião.

De acordo com o Cenipa, o acidente ocorreu quando a aeronave perdeu altitude subitamente durante o trajeto entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), quando colidiu com o solo.

Segundo o site Metrópoles, embora o relatório preliminar ainda não tenha sido divulgado, três hipóteses principais estão sendo consideradas: formação de gelo nas asas, danos remanescentes de um incidente em março envolvendo um “tailstrike” (quando a cauda do avião atinge a pista) e problemas no sistema de ar condicionado da aeronave, que poderia ter comprometido sua refrigeração.

A FAB ressaltou que esta é apenas a fase inicial da investigação, e a análise detalhada dos dados coletados será realizada para identificar os fatores que contribuíram para o acidente. O relatório preliminar deverá ser divulgado em 30 dias, mas a conclusão final dependerá da complexidade da ocorrência.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.