36.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Lula afirma que ainda não reconhece vitória de Maduro na Venezuela

Nesta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “ainda não” reconhece Nicolás Maduro como presidente reeleito da Venezuela. Segundo Lula, Maduro “deve uma explicação à sociedade brasileira e ao mundo”.

Em entrevista à rádio T, em Curitiba (PR), Lula destacou sua relação com a Venezuela desde 2002, mas ressaltou que não é seu papel interferir nas questões internas de outro país.

Ele mencionou que a situação política na Venezuela se deteriorou e que havia conversado com Maduro antes das eleições, enfatizando a importância da transparência para garantir a legitimidade do resultado

Lula afirmou que ainda não pode declarar um vencedor, pois não tem dados suficientes, e sugeriu a possibilidade de novas eleições ou de ampliar o comitê eleitoral. Ele destacou a importância de respeitar a soberania de outros países, assim como deseja que respeitem a do Brasil.

A posição oficial do Brasil, por enquanto, é aguardar a publicação das atas eleitorais para verificar possíveis fraudes, em alinhamento com o Ministério das Relações Exteriores e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. Durante esse período, o Brasil tem dialogado com outros países, como Colômbia, França, Estados Unidos e Canadá, para discutir os eventos na Venezuela.

Lula e Maduro, antes aliados, começaram a se distanciar antes das eleições no país vizinho. As informações são do site Metrópoles.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.