22.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Retomada de fábrica de fertilizantes do Paraná reacende esperança da UFN3 ser concluída em Três Lagoas

A retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná, volta a fazer o três-lagoense ter esperanças da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) também entrar em atividade.

A empresa do Paraná, subsidiária da Petrobras, receberá R$ 870 milhões em investimento para a reabertura. A unidade paranaense foi fechada em 2020, e seus trabalhadores foram dispensados. Em Mato Grosso do Sul, a UFN3 precisa de um investimento maior e teve as obras paralisadas no final de 2014.

Retomada de fábrica de fertilizantes do Paraná reacende esperança da UFN3 ser concluída em Três Lagoas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (15), da retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) (Foto: Ricardo Stuckert)

O evento de retomada das obras da Araucária foi realizado nesta semana e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas no início de julho, 215 ex-funcionários da fábrica reiniciaram suas atividades e a expectativa é que, durante a intervenção para retorno operacional, sejam gerados mais de 2 mil empregos. Após o retorno da produção, previsto para o segundo semestre de 2025, devem ser mantidos cerca de 700 empregos diretos.

Situação em Mato Grosso do Sul

Recentemente, com a promessa de retomar o processo licitatório das obras de conclusão da UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas em dezembro de 2024, o então presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, visitou a fábrica, acompanhado do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

Retomada de fábrica de fertilizantes do Paraná reacende esperança da UFN3 ser concluída em Três Lagoas

A UFN3, obra parada há 10 anos, é uma promessa antiga e muito esperada pelos três-lagoenses, precisa de R$ 5 bilhões em investimento. Conforme Prates, a unidade deve estar operando até o final de 2028.

Com 81% da obra realizada, a construção da Fábrica de fertilizantes foi paralisada no final de 2014.

Para compor o portfólio da Petrobras e receberem investimentos, os projetos dependem da demonstração técnica de viabilidade financeira. Os projetos em questão foram avaliados e serão retomados, de forma alinhada à decisão da Petrobras de voltar ao setor de fertilizantes, conforme o Plano Estratégico 2024-2028.

A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

Visita

Durante uma visita do Presidente Lula a Campo Grande, o Governador Eduardo Riedel (PSDB), cobrou a retomada das obras da UFN3, mas na ocasião, o petista não comentou sobre o assunto cobrado pelo tucano.

A construção da UFN3, em Três Lagoas, teve início em 2011 e a obra foi paralisada após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

Em 2022, o grupo russo Acron manifestou interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas restaram fracassadas no final de abril porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes, condição que não teve aprovação do Governo do Estado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.