O Partido dos Trabalhadores (PT) não lidera a disputa pela prefeitura em quatro capitais do Nordeste, região historicamente conhecida como principal reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o site Poder 360, as pesquisas recentes divulgadas pela Quaest mostram um desempenho abaixo do esperado para os candidatos petistas nas eleições municipais, em contraste com o resultado das eleições presidenciais de 2022, onde Lula venceu em todos os nove estados do Nordeste.
Fortaleza (CE): O PT enfrenta dificuldades mesmo com o apoio do governador Elmano de Freitas. Evandro Leitão, o candidato petista, ocupa a 3ª posição com 14% das intenções de voto, segundo a Quaest. A liderança está com Capitão Wagner (União Brasil), que tem 31%, seguido pelo atual prefeito José Sarto (PDT), que tem 22%.
Em Aracaju (SE): A eleição é marcada pela presença de mulheres. Segundo a Quaest, Candisse Carvalho (PT) aparece na 3ª colocação com 8% dos votos, empatada tecnicamente com Yandra (União Brasil), que marca 13%, e Luiz Roberto (PDT), com 9%. Emília Corrêa, do PL, lidera a disputa pela prefeitura sergipana com 26% das intenções. É seguida por Delegada Danielle (MDB), com 19%.
Em Teresina (PI): O cenário é um pouco mais otimista. O candidato do PT, Fabio Novo, aparece na 2ª posição, com 37% das intenções de voto. É desbancado pelo ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil), com 46%.
Já em Natal (RN): A deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece em empate técnico com Paulinho Freire (União Brasil) na 2ª posição (14% e 15%, respectivamente). O ex-prefeito de Natal (RN) Carlos Eduardo (PSD) lidera a disputa pela prefeitura com 44% das intenções de voto.