Na noite desta última terça-feira (27), o Nacional-URU confirmou a morte do zagueiro Juan Izquierdo, de 27 anos. O jogador estava internado na UTI do Hospital Albert Einsten desde o último dia 22, quando sofreu um mal súbito no duelo contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Durante a partida, Izquierdo perdeu o equilíbrio e caiu desacordado no gramado do MorumBis, levando integrantes de ambas as equipes ao desespero. De imediato, o atendimento médico foi acionado e o jogador levado ao hospital de ambulância.
No hospital, Izquierdo deu entrada com parada cardíaca por conta de uma arritmia e precisou ser reanimado pela equipe médica com uso de desfibrilador. Com o passar dos dias, o estado de saúde do atleta foi piorando a cada boletim médico divulgado, sempre necessitando do uso de ventilação mecânica e apresentando quadro neurológico crítico.
Por meio das redes sociais, o Nacional-URU lamentou a morte do jogador:
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Juan, você estará conosco para sempre”.
Izquierdo teve uma arritmia detectada há dez anos, quando era atleta da base do Atlético Cerro-URU. A informação foi revelada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, na última segunda-feira (26), durante uma entrevista ao programa “Minuto 1?”, da rádio uruguaia Carve Deportiva.
“Há dez anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, revelou Bauzá.
Confira o boletim médico divulgado pelo hospital:
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.
Quem foi Juan Izquierdo?
Nascido em Motevidéu, capital do Uruguai, Izquierdo era casado e tinha dois filhos, sendo um deles recém-nascido.
Revelado no Atlético Cerro-URU, passou pelo Motevideo Wanderers antes de se transferir para o Atlético San Luis, do México. Na volta ao país de origem, defendeu novamente o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e retornou ao Nacional em 2024. Na atual temporada, o zagueiro disputou 25 partidas pelo gigante uruguaio.
Rafael de Souza