32.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Audiência Pública apresenta Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Linha de Transmissão da Arauco entre Inocência e Selvíria

Realizado na última quinta-feira (29/8), o evento foi organizado pelo Imasul em formato híbrido, com participação presencial e on-line

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) promoveu na última quinta-feira, 29 de agosto, a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente ao licenciamento ambiental da Linha de Transmissão de Energia Elétrica de 230 kV entre os municípios de Inocência e Selvíria, no Mato Grosso do Sul.

O evento, promovido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foi realizado no Espaço Conviver, em Inocência, e transmitido virtualmente em ponto de acesso na Câmara de Vereadores de Selvíria. Ao todo, 110 inscritos participaram da cerimônia presencial, que contou também com autoridades do Estado e dos municípios de influência do projeto. No canal do YouTube do Imasul, cerca de 250 pessoas acompanharam a transmissão.

Referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, a Arauco e a consultoria de engenharia de projetos STCP apresentaram na Audiência Pública os reflexos econômicos, sociais e ambientais, decorrentes da implantação da Linha de Transmissão. O objetivo do evento foi permitir que a população local e outros interessados conheçam o projeto em detalhes. A Linha de Transmissão é parte integrante do Projeto Sucuriú, que prevê a construção de uma fábrica de celulose branqueada em Inocência.

A Arauco também destacou seu compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade, reforçando a importância da participação pública no processo de licenciamento ambiental. “Nosso propósito é garantir que todas as etapas do projeto sejam conduzidas com o máximo de responsabilidade ambiental e social. Estamos sempre abertos a ouvir a população e construirmos juntos as soluções para cada desafio, garantindo o cuidado com o meio ambiente”, afirmou Luis Felipe Fernandes Busnardo, Especialista em Meio Ambiente da Arauco.

O diálogo com a população de Inocência e região já faz parte da atuação da Arauco. Para se familiarizar com a cultura do município e entender as expectativas da população, a empresa tem realizado encontros abertos e escutas com a comunidade da cidade e do entorno. O objetivo é compreender os anseios dos moradores e esclarecer dúvidas quanto ao Projeto Sucuriú. Outra iniciativa para estreitar o relacionamento com a vizinhança é o programa “Bom Vizinho – Comunidade Unida, Mundo Melhor”, criado pela empresa para participar da vida das comunidades ao seu redor e contribuir com a educação ambiental. Por meio desse programa, as equipes de responsabilidade social e proteção florestal da Arauco visitam os vizinhos no entorno das fazendas de eucalipto, levando informações e esclarecendo dúvidas com a entrega de kits.

A Arauco possui canais de atendimento para comunidade. O SAC Arauco é pelo contato (41) 99113-0063, para esclarecimentos, dúvidas, sugestões e informações sobre o Projeto Sucuriú ou da empresa. Já o Canal de denúncia é o telefone 0800 721 9141 ou o e-mail: [email protected]

Arauco em Mato Grosso do Sul

A Arauco opera globalmente guiada pela visão de contribuir para melhorar a vida das pessoas e do planeta, desenvolvendo produtos florestais renováveis para os desafios de um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 2002, a companhia conta com quatro fábricas focadas na produção de painéis de madeira MDF e MDP, além de uma planta de químicos (resinas). Em Mato Grosso do Sul, a Arauco está presente desde 2009, por meio de sua operação florestal e, em 2025, prevê a construção de sua primeira fábrica de celulose no país, localizada no município de Inocência. 

Primeira empresa florestal do mundo a receber a certificação de Carbono Neutro, emitida pela Deloitte e auditada pela Price Waterhouse, a Arauco possui também a certificação FSC®️ (Forest Stewardship Council®️), que reconhece seu manejo florestal como ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.