Cinco anos depois de sua primeira vitória no Circuito de Monza, Charles Leclerc voltou a vencer na casa da Ferrari. Com a estratégia de apenas uma parada, o monegasco assumiu a liderança da prova na volta 39 e segurou o australiano Oscar Piastri (McLaren), que ficou em segundo. O britânico Lando Norris (McLaren), que largou na Pole Position, completou o pódio chegando em terceiro.
Essa foi a sétima vitória na carreira de Charles Leclerc na Fórmula 1, a segunda na atual temporada. Com o triunfo, a Ferrari voltou a vencer na Itália, encerrando um jejum que durava cinco anos, quando o próprio Leclerc faturou o Grande Prêmio em 2019. Na ocasião, o piloto colocou fim a uma seca que pendurava desde 2010, com Fernando Alonso sendo o último “ferrarista” vencedor.
Líder do mundial, Max Verstappen (RBR) terminou na sexta posição, quase 38 segundos atrás de Leclerc. Apesar do dia ruim, o holandês segue na ponta do campeonato de pilotos com 303 pontos, 62 a mais que o britânico Lando Norris, que soma 241.
No mundial de construtores, a RBR segue na liderança com 446 pontos, mas vê a McLaren, com 438, diminuir a diferença que era de 30 pontos antes do GP em Monza, para apenas oito.
Veja o resultado completo do GP da Itália:
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR)
- George Russell (Mercedes)
- Sergio Pérez (RBR)
- Alexander Albon (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Franco Colapinto (Williams)
- Daniel Ricciardo (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Nico Hülkenberg (Haas)
- Zhou Guanyu (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Yuki Tsunoda (RB)
A Fórmula 1 retorna no dia 15/09, com o Grande Prêmio do Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku, pela 17ª etapa da atual temporada.