Aparecida do Taboado enfrentou um fim de semana crítico com 25 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, das quais 15 foram relacionadas a incêndios em vegetação. As chamas atingiram tanto a zona rural quanto a área urbana da cidade, exigindo esforços redobrados das equipes de combate ao fogo.
De acordo com o Subtenente Joelder Souza, em entrevista ao Costa Leste News, a área rural registrou focos de incêndio em regiões como Córrego do Ouro, Lago Azul, Papagaio e Lagoinha. Já na área urbana, bairros como Jardim Félix, Samara e Primavera também foram impactados.
Desde o dia 4 de setembro, Aparecida do Taboado conta com o apoio de uma Guarnição de Combate a Incêndio Florestal, coordenada pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI) com sede em Campo Grande. “A guarnição reforça o efetivo local devido ao aumento significativo de incêndios na região. Assim que a situação se estabilizar, ela será deslocada para outras localidades com maiores necessidades”, explicou o Subtenente Joelder.
Durante o fim de semana, não foram registrados acidentes de trânsito na cidade, apenas atendimentos de transporte de moradores para o Pronto Socorro local, sem casos de gravidade.
Fumaça das Queimadas atinge 60% do Brasil
De acordo com informações do site Carta Capital, o Brasil enfrenta uma das piores temporadas de queimadas de sua história, com cerca de 60% do território nacional coberto por fumaça. A situação é crítica principalmente na Amazônia, mas também afeta áreas no interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, demonstrando a gravidade e a abrangência dos incêndios em todo o país.