Imagens de uma câmera de segurança flagraram um carro atropelando uma cachorra grávida em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, na noite da última segunda-feira (9).
Conforme divulgado pelo Metrópoles nesta quarta-feira (11), o motorista, de 58 anos, está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 2012 e foi preso, segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO).
As gravações mostram o momento em que a cadela é atingida pelo veículo por volta das 20h e fica presa debaixo da roda traseira. Em seguida, o motorista desce do carro, ignora os gritos de dor do animal e sai sem prestar socorro. As cenas são chocantes.
Após o atropelamento, testemunhas denunciaram o caso à polícia. Policiais da 17ª Delegacia Regional de Polícia (Águas Lindas) localizaram o carro na tarde de terça-feira (10), registrado no nome da esposa do condutor.
“Quando verificamos o veículo, identificamos diversas irregularidades, como débitos, documentos vencidos e falta de manutenção. Além disso, constatamos que o motorista está com a CNH vencida desde 2012”, explicou o delegado João Flávio Ribeiro.
O suspeito inicialmente negou o crime, mas depois admitiu que “apenas bateu no animal”. No entanto, as imagens mostraram o carro passando por cima da cachorra com ambas as rodas, configurando o crime de maus-tratos.
O homem foi autuado e detido por maus-tratos contra animal doméstico. A cachorra está recebendo cuidados no Hospital Veterinário de Águas Lindas e não corre risco de morte.
A advogada Ana Paula Vasconcelos, especialista em direito animal, ressaltou que maus-tratos contra animais domésticos têm agravantes legais. “A violência contra os animais é crime, com pena de 2 a 5 anos de reclusão. É essencial que quem comete esses atos seja punido”, destacou.