Nesta sexta-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) pré-qualificou a vacina contra mpox produzida pela Bavarian Nordic, a primeira a integrar a lista de insumos pré-qualificados da entidade.
Conforme a Agência Brasil, com isso, a vacina poderá ser distribuída a países de baixa renda que enfrentam surtos de mpox por meio de organizações como UNICEF e Gavi.
A vacina, recomendada para maiores de 18 anos, deve ser administrada em duas doses com intervalo de quatro semanas. Após armazenamento frio, pode ser mantida entre 2 e 8 graus Celsius por até oito semanas.
Embora não seja licenciada para menores de 18 anos, seu uso off label é permitido em surtos, assim como em gestantes e pessoas imunossuprimidas. A OMS também recomenda o uso de uma dose única em situações de surtos com oferta limitada.
Dados mostram que uma única dose oferece proteção estimada de 76%, enquanto o esquema de duas doses atinge 82%. A vacina demonstrou bom perfil de segurança em estudos clínicos e durante a emergência global de mpox declarada em 2022.
Desde 2022, foram confirmados mais de 103 mil casos de mpox em 120 países, com 25.237 casos e 723 mortes registradas apenas neste ano. A OMS destaca a importância de continuar coletando dados sobre a segurança e eficácia da vacina.