Sob uma densa fumaça, a cidade de Água Clara, enfrenta os impactos de incêndios florestais que devastaram fazendas de eucalipto e áreas de vegetação nativa, desabrigando centenas de animais.
Conforme o site Midiamax divulgou nesta segunda-feira (16) , com clima seco e altas temperaturas, o município registrou 40°C e 10% de umidade, condições que facilitam a propagação do fogo.
No km 130 da MS-320, plantações de eucalipto foram praticamente destruídas, e córregos foram reduzidos a cinzas. Do outro lado da rodovia, a Fazenda Formosa sofreu destruição semelhante, com vegetação e cercas queimadas.
Apesar dos esforços das brigadas de incêndio, os danos foram vastos. Um trator carbonizado e hectares de vegetação e eucalipto queimados ilustram a gravidade da situação.
O fogo atingiu 11 mil hectares na região, e o controle é dificultado pela estiagem e pelos eucaliptos, que agem como combustível. A resposta ao incêndio incluiu aceiros, uso de helicópteros e o trabalho de equipes da Arauco, empresa responsável pela Fazenda Lobo.