O piloto australiano Oscar Piastri, da McLaren, resistiu à pressão do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão deste último domingo (15). George Russell, da Mercedes, completou o pódio após colisão entre Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull) na penúltima volta.
Largando em segundo, Piastri superou o pole-position Leclerc na volta 20, resistindo à pressão do monegasco até o final da corrida no circuito de rua de Baku. Com o triunfo, o australiano da McLaren chegou a segunda vitória na carreira na Fórmula 1 e se colocou na disputa pelo título desta temporada.
Na disputa pelo terceiro lugar, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e o mexicano Sergio Perez, da Red Bull, bateram na penúltima volta, promovendo George Russell, da Mercedes, para o pódio do Grande Prêmio.
Líder do mundial, Max Verstappen (Red Bull) terminou na quinta posição, chegando à sétima etapa consecutiva sem vitória. O holandês segue na liderança do campeonato de pilotos com 313 pontos, 59 a mais que o vice-líder Lando Norris (McLaren), que soma 254.
No campeonato de construtores, a McLren assumiu a liderança com 476 pontos, abrindo 20 de vantagem para a agora vice-líder Red Bull, que aparece com 456.
A Fórmula 1 retorna no próximo domingo (22/07), com o Grande Prêmio de Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay, pela 18ª etapa da atual temporada.
Veja o resultado completo do GP do Azerbaijão:
- Oscar Piastri (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Franco Colapinto (Williams)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Oliver Bearman (Haas)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Daniel Ricciardo (RB)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Valteri Bottas (Sauber)
Não completaram a prova:
Sergio Pérez (Red Bull), Carlos Sainz (Ferrari), Lance Stroll (Aston Marin) e Yuki Tsunoda (RB).
Rafael de Souza