O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, foi recebido nesta quarta-feira (18), no Capão Redondo, zona sul da capital paulista, com referências ao incidente ocorrido no último domingo, durante o debate da TV Cultura.
Segundo o site Metrópoles, na ocasião, Datena agrediu o adversário Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada após provocações. Pessoas que cercaram o apresentador gritavam “valeu pela cadeirada”.
Durante a caminhada nas proximidades do Santuário de São José Operário, a presença de Datena atraiu mais atenção que o habitual. Foi a primeira aparição pública do candidato após o ocorrido, já que ele havia cancelado os compromissos de campanha nos dois dias anteriores.
Datena, no entanto, se mostrou desconfortável com os elogios recebidos pelo incidente: “Não acho legal me parabenizar por isso, de jeito nenhum. Não gostei que isso tivesse acontecido e prefiro muito mais que as pessoas pensem em votar em mim como candidato”, afirmou, embora tenha sorrido ao ouvir as menções ao conflito com Marçal.
O apresentador também comentou que não vê a cadeirada como algo que possa melhorar sua imagem: “Jamais trocaria uma eleição para qualquer cargo por um ato como esse. De jeito nenhum. Pelo contrário. Eu só me defendi de ataques insanos e lamentáveis que esse candidato tóxico está dirigindo não só a mim mas a todo mundo sem pensar em qualquer consequência.”