21.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Com certificação Lixo Zero a EE Padre Franco Delpiano quer replicar a prática em outras unidades escolares

A escola desvia por mês 95% dos resíduos que iriam para o aterro sanitário de Campo Grande 

A EE Padre Franco Delpiano, localizada dentro do Hospital São Julião, em Campo Grande, recebeu na última sexta-feira (20) a certificação Lixo Zero, por intermédio do ILZB (Instituto Lixo Zero Brasil), a escola foi credenciada pelo comprometimento com a sustentabilidade e práticas ambientais responsáveis.

A unidade escolar foi a primeira de Mato Grosso do Sul a obter o certificado e obteve a classificação “A” em boas práticas, destacando-se por um desvio impressionante de 95,4% de resíduos do aterro sanitário, um marco significativo em sua jornada rumo à sustentabilidade.

De acordo com a supervisora do itinerário de Meio Ambiente e embaixadora Lixo Zero, Bruna Gonçalves, o movimento Lixo Zero começou em 2019 e em 2020 e 2021 o gestor ambiental do hospital São Julião, Bruno Madalena, levou o movimento para o hospital e apresentou para a escola.

Em 2022, foram introduzidos residuários de papel nas salas de aula e lixeiras coloridas para coleta seletiva no pátio. No entanto, o verdadeiro progresso começou em 2023, quando a escola implementou um modelo eficaz de residuários e retirou as lixeiras, mantendo-as apenas nos banheiros. Essas mudanças, aliadas a um plano de gestão de resíduos sólidos e à pesagem dos resíduos, culminaram na certificação Lixo Zero.

“O nome Lixo Zero causa um impacto de início, entretanto a separação dos resíduos já é muito natural aqui na escola, inclusive os alunos já levaram esse conceito para casa. Aqui tudo que é gerado pela escola é encaminhado para o residuário do hospital São Julião, são 95% dos resíduos desviados do aterro sanitário”, explica Bruna.

O projeto Lixo Zero faz parte do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da escola, orientando suas ações e cultura. As ações destacadas da unidade são: Participação em eventos Lixo Zero promovidos pelo Hospital São Julião; Educação ambiental contínua com foco no conceito Lixo Zero; Abolição do uso de descartáveis e EVAs; Implementação de políticas de compras alinhadas ao Lixo Zero; Introdução de ensino profissionalizante em meio ambiente; Desenvolvimento de projetos de iniciação científica baseados no tema Lixo Zero.

O hospital São Julião é o primeiro da América Latina e do Brasil rumo ao Lixo Zero, foi enquadrado nesta classificação, pois atingiu 82% de desvio de aterro sanitário e incineração. Devido à importância e a preservação do Meio Ambiente a escola também aderiu ao projeto.

Com a certificação, a escola reafirma seu compromisso com o Meio Ambiente e a formação de uma geração consciente e preparada para enfrentar os desafios ambientais do futuro. Este reconhecimento é um testemunho do esforço coletivo de alunos, professores e toda a comunidade escolar em prol de um planeta mais sustentável.

Para a diretora Denise Ferreira Nascimento, a certificação é um selo de reconhecimento do trabalho feito na escola com os estudantes e com toda a comunidade escolar e agora o desafio é expandir o conceito Lixo Zero.

“Agora com a certificação em mãos é uma grande responsabilidade continuar este trabalho e também disseminar essa ideia, a nossa intenção é que sejamos modelo para outras escolas que nós possamos compartilhar essas ideias e que os alunos atuem como protagonistas e possam multiplicar tudo isso para toda a Rede Estadual, assim como para as escolas municipais e também particulares que quiserem aderir ao projeto”, enfatiza Denise.

O conceito Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, que orienta as pessoas a mudar seus estilos de vida e práticas, incentivando ciclos naturais sustentáveis. Este conceito propõe que todos os materiais sejam projetados para permitir sua recuperação e reutilização, eliminando a necessidade de descarte em aterros sanitários ou incineração.

A Certificação Lixo Zero é emitida após uma rigorosa auditoria que avalia o desvio de resíduos de aterros sanitários e incineração. Os estabelecimentos são classificados em três níveis, conforme o percentual de desvio de resíduos: Compromisso Lixo Zero (desvio menor que 50%), Selo Rumo ao Lixo Zero (desvio entre 50% e 89%) e Certificado Lixo Zero (desvio igual ou superior a 90%). A Escola Estadual Padre Franco Delpiano, com um desvio de 95,4%, atingiu o mais alto nível de certificação.

Presente na cerimônia de certificação, o diretor adjunto da Educação, Sérgio Gonçalves, a prática de separação dos resíduos vai de encontro com um dos pilares do Governo do Estado.

“Esse é um exemplo que precisamos replicar em todas as nossas escolas, essa prática faz parte dos pilares do governo do Eduardo Riedel, então o que eu digo é, façam isso de um modo perpétuo, que isso faça parte da vida de vocês, eu só posso agradecer, eu estou no governo há tantos anos e passei por tantas áreas e a pasta da Educação me encanta muito, por que não existe outro caminho”, finaliza Sérgio.

Confira a galeria de imagens do evento:

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.