25.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Bahia registra seis casos de botulismo com duas mortes relacionadas a mortadela de frango

Neste ano, a Bahia notificou seis casos de botulismo, uma grave doença causada pela ingestão de alimentos contaminados. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado informou a CNN, cinco dos casos foram confirmados e um está em investigação, resultando em duas mortes.

Uma investigação epidemiológica revelou que quatro dos cinco pacientes diagnosticados consumiram mortadela de frango no dia anterior ao surgimento dos sintomas. Os casos confirmados ocorreram nas cidades de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Salvador e Cícero Dantas.

Atualmente, três pacientes permanecem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, enquanto um já recebeu alta. As duas fatalidades ocorreram, uma em Campo Formoso e outra na capital baiana.

O botulismo é caracterizado por paralisia flácida aguda, afetando os motoneurônios do sistema nervoso central, e apresenta sintomas como visão turva e boca seca. Entre 2014 e 2023, o estado registrou 16 casos suspeitos da doença, com três confirmações por critérios clínico-epidemiológicos, sendo um caso em 2019 e dois em 2023, nas Macrorregiões de Saúde Sudoeste e Centro-Leste.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.