Na tarde da última quinta-feira (26), um incêndio de grandes proporções atingiu ao menos dez propriedades rurais em Paranaíba. Conforme o site Campo Grande News, o fogo devastou áreas de produção de gado de corte, reservas legais, áreas de preservação permanente e fazendas de eucalipto.
Além da destruição da vegetação, animais foram mortos, e um redemoinho de fumaça se formou durante o incêndio, cenas registradas em vídeos nas redes sociais. Em uma das gravações, é possível ver um boi morto entre as cinzas e estruturas desmoronadas.
A suspeita é de que o fogo tenha começado devido a um curto-circuito na rede elétrica próxima a uma das propriedades afetadas. Os produtores ainda não contabilizaram o prejuízo total nem a quantidade de animais mortos.
O meteorologista Natálio Abraão explicou que o redemoinho ocorreu devido à diferença de temperatura entre o ar e o solo, criando uma área de baixa pressão que fortaleceu os ventos, fazendo a fumaça girar.
O Sindicato Rural de Paranaíba recomendou aos fazendeiros que registrem boletins de ocorrência e disponibilizou abafadores e sopradores para o combate emergencial. A entidade também negociou isenção da comissão de venda de gado para os produtores afetados. Hoje, não houve novos focos de incêndio na região.