32.8 C
Três Lagoas
domingo, 29 de setembro de 2024

16º Mostra Cultural das escolas da REE acontece na próxima semana em Campo Grande

O evento terá apresentações de teatro, cinema, dança, circo, pintura em tela, capoeira, fotografia e música ao vivo

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do Nuac (Núcleo de Arte e Cultura), realizará nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a 16° Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul e Festival de Música das Escolas Estaduais – MS In Concert 2024.

Neste ano, a mostra tem como temática a “Arte, Educação e Meio Ambiente – Gerando Bons Resultados com a Consciência Limpa” e promete ser uma celebração enriquecedora, unindo a criatividade dos estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) com a conscientização ambiental. Através de apresentações culturais, os alunos poderão expressar suas visões sobre a importância da arte como ferramenta de transformação social e ambiental.

A professora orientadora Andrea Aline Flores, da EE Profª Geni Marques Magalhães, de Ponta-Porã, ressalta a importância do projeto para os estudantes.

“É um evento especial e marcante para todos os envolvidos, a oportunidade de pisar em um palco que já recebeu grandes artistas é, sem dúvida, uma experiência transformadora. Para muitos alunos, é um momento que transcende a apresentação em si, é uma chance de vivenciar novas culturas, fazer amizades e construir memórias que ficarão para toda a vida”, afirma a professora.

Segundo Fábio Germano, gestor do Nuac, a temática de 2024 traz eixos de importância para toda comunidade escolar.

“Em tempos de crise climática, a união da arte com a educação ambiental pode não apenas informar, mas também inspirar ações concretas em prol da conservação e da recuperação de ecossistemas. Portanto, o objetivo deste trabalho é continuar a explorar essas conexões, promovendo iniciativas que incentivem a participação ativa da comunidade e gerem um impacto positivo no meio ambiente, sempre com a consciência limpa como guia”, finaliza Fábio.

O evento

A “Mostra Cultural” foi oficializada através da lei nº 3.818, de 21 de dezembro de 2009 que “dispõe sobre a inclusão da mostra cultural das escolas estaduais de mato grosso do Sul no calendário oficial de eventos do Estado” e tem como finalidade apresentar à comunidade sul-mato-grossense os exercícios artísticos produzidos pelos estudantes da rede estadual de ensino, nas formas de expressões artísticas: Artes plásticas, fotografia, teatro, circo, produção de vídeos, dança e capoeira.

O festival de Música MS In Concert  por sua vez tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2024, sob a orientação dos professores que desenvolvem projetos na área da música ou que participem do Programa: Arte e Cultura na Escola, com o intuito de valorizar a importância da arte, da música e da cultura, por meio de apresentações culturais, que reunirão as diferentes linguagens e estilos musicais, através de apresentações de orquestra, violão, canto coral e flauta doce e demais formas de expressão musical.

Cronograma

  • 16° Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul

Data: 01 a 03/10
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Data: 04/10
Horário: das 7h30 às 12h

  • Festival de Música das Escolas Estaduais – MS In Concert 2024

Data: 01 a 03/10
Horário: das 18h às 21h

Data: 04/10
Horário: das 14h às 18h

Apoio

O projeto conta com o apoio cultural da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), da FEBAFAMS (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul), da Sanesul ( Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), da Receita Federal e da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.