Com um ambiente de negócios favorável para investimentos, Mato Grosso do Sul mantém um ritmo de crescimento econômico cada vez mais positivo para a abertura de novas empresas. Neste cenário onde a confiança dos investidores garante oportunidades nas mais variadas áreas, o 2º Empreendefest (Festival de Empreendedorismo do Sebrae), celebra os pequenos negócios. Acompanhado do secretário Rodrigo Perez (Governo), o governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento, na noite desta quarta-feira (2), em Campo Grande.
“Este evento traduz o momento que a gente está vivendo no Estado. Um momento de crescimento, um dos maiores do Brasil, 6,5% no ano passado. Falar só dos grandes empreendimentos? Não. A força do crescimento do Estado está aqui. São os pequenos negócios. Quem labuta, trabalha no dia a dia sozinho com um, dois, três, quatro funcionários. É isso que faz a diferença no Estado. O crescimento dos grandes negócios ajuda a alavancar, mas é o empreendedorismo, é a iniciativa que está dentro de cada um, seja onde for, no digital, no pet, na moda, no esporte, na culinária, na cultura. É o que faz as coisas acontecerem”, destacou.
Neste primeiro dia de Festival, o número de inscritos chegou a 20 mil pessoas. Mais que o dobro das 7,5 mil inscrições feitas na edição do ano passado. “A gente tá aqui para comemorar. Dia 5 de outubro é o dia da pequena empresa. É o dia do empresário que está em todos os municípios do nosso Estado. Todos os municípios têm uma pequena empresa, têm um empreendedor, um sonhador, alguém que acredita”, frisou Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS.
O evento gratuito que segue até esta quinta-feira (3) no Shopping Bosque dos Ipês, promete dicas valiosas aos empreendedores e traz um formato com experiências únicas. Além de uma estrutura feita para surpreender com palestras, expositores que valorizam a cultura regional, painéis e a possibilidade de aumentar a lista de contatos, conhecida no mundo corporativo como “networking”.
“Eu quero que todos aproveitem estes dois dias de Empreendefest, que a gente busque conhecimento, que a gente compartilhe as nossas ideias, que a gente possa trocar informações e mais do que isso. Que a gente busque inspiração para que o estado de Mato Grosso do Sul evolua cada vez mais”, disse Maurício Saito, vice-presidente do Sistema Famasul e conselheiro do Sebrae-MS.
São mais de 100 expositores com produtos e serviços destacando as potencialidades locais, de agroindústrias até artesanato.
A Sala de Oportunidades oferece rodada de negócios com startups e segmentos em geral. O espaço Conexões Inovadoras faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo fruto do convênio “MS Inova Mais”, uma parceria entre Sebrae e Governo de Mato Grosso do Sul. Conta com apresentações de pesquisadores universitários, experiências em inovação com drones, grafite digital e bicicleta que gera eletricidade entre uma pedalada e outra. Além de uma programação própria com palestras, painéis e encontros.
O Programa busca promover e desenvolver um ambiente propício à elevação da competitividade, da inovação e da sustentabilidade, para estimular startups, empresas ecoinovadoras e de base tecnológica, além de negócios tradicionais urbanos e rurais. O convênio prevê três eixos de atuação: Desenvolvimento Econômico, Promoção e Fomento à Inovação e Estímulo à Sustentabilidade. Em cada um, a parceria permite a realização de estudos técnicos, apoio a eventos, capacitações, missões e visitas técnicas, projetos de desenvolvimento e consultorias.
Em agosto deste ano foi lançado um edital, por meio do programa, para seleção de projetos inovadores em diversas áreas estratégicas, como exemplo: Agronegócios, Smart City, Saúde Humana e/ou Animal, Bioeconomia, Biotecnologia, Sustentabilidade e Energias Renováveis. Foram oferecidas premiações incluindo participações em eventos de empreendedorismo e inovação. Foram inscritos 23 projetos no total. O edital está em fase final de seleção das propostas.
Empreendedorismo em MS
De acordo com o Sebrae, pequenos negócios representam 85% das empresas de Mato Grosso do Sul, com 279 mil empreendimentos em diversos setores, incluindo serviços, comércio, indústria, construção civil e agropecuária. Houve um recorde na abertura de empresas em 2023, com mais de 10 mil novos empreendimentos. Neste ano, de janeiro a agosto, o número chega a 7,7 mil.
Relatório Analítico 2023, do Centro de Liberdade Econômica Estadual do Instituto Mackenzie, mostra que estamos no 3º melhor Estado para se empreender, aplicar recursos e investir em força de trabalho, com índice de 5,40, acima da média nacional de 4,38. Atrás apenas de São Paulo (6,02) e Espírito Santo (5,72).
Agilidade
O processo de abertura de empresas, em todo o Mato Grosso do Sul, já pode ser feito por meio do aplicativo WhatsApp. O ‘MS Agiliza Empresa no Zap’ foi lançado recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e pela Junta Comercial. Agora, basta que o empresário, contador ou qualquer pessoa que deseja abrir sua empresa cadastre o número (67) 3321-2393 em seu telefone celular, abra o aplicativo e inicie um bate-papo para dar início ao registro de um novo CNPJ, de qualquer porte.
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS